Polícia

Segundo dia de Carnaval segue com queda de crimes, diz SSP

Divulgação/SSP-BA
Em reunião para balanço e alinhamento do Carnaval 2023 no Quartel dos Aflitos neste sábado (18), SSP contatou diminuição de crimes nos dois dia de folia  |   Bnews - Divulgação Divulgação/SSP-BA
Lorena Abreu

por Lorena Abreu

[email protected]

Publicado em 18/02/2023, às 12h15 - Atualizado às 12h16


FacebookTwitterWhatsApp

Em reunião para alinhamento e avaliação das ações do segundo dia de Carnaval no Quartel dos Aflitos, neste sábado (18), Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA) constatou queda no números de crimes cometidos.

Segundo dados da SSP, foram registradas reduções em lesões corporais, graves e leves, furtos e roubos. Cinco pessoas foram autuadas em flagrante e seis prisões por mandado foram cumpridas após flagra do Sistema de Reconhecimento Facial. Houve uma redução de 77,3% no número de lesões corporais durante a noite de festa, saindo de 22 casos, na sexta-feira de 2020, para apenas cinco em 2023.

O Secretário Marcelo Werner, falou sobre o trabalho conjunto entres os órgãos para uma maior segurança nos dias da folia. "Acabamos de de realizar nossa segunda reunião diagnóstica com todas as forças envolvidas. Hoje presentes aqui Ministério Público, Defensoria, representantes das Forças Armadas, órgãos da Segurança Pública, órgãos municipais, estaduais e federais. Tivemos um ótimo balanço desse segundo dia. Diminuição dos crimes contra o patrimônio, diminuição dos crimes de violência. Nenhuma ocorrência com violência grave nos circuitos nesse segundo dia", afirmou.

Ele ressaltou a importância do uso da tecnologia nos dias da folia. "Tivemos muitas prisões em razão da tecnologia que a gente vem utilizando. Temos portais de abordagem, apreendemos mais de 80 objetos que não eram permitidos, apreendemos também uma arma de fogo no circuito alternativo porque já estamos em operação full, plena, não só no interior como na capital, nos carnavais de bairro. Conseguimos através do reconhecimento facial prender pessoas que respondem por estupro, tráfico de drogas, homicídio, nos mais diversos circuitos, cerca de 14 pessoas foram localizadas, não só pelas abordagens nos portais, como pelas câmeras espalhadas nos circuitos", disse Werner.

Segundo a Secretaria, o número de furtos também caiu em mais de 54%, de 225 para 102, totalizando menos 123 casos este ano. Já na prática de roubo, a redução foi de 33,3%, uma queda de 11 casos.

Nos dois dias de festa também foram registrados cinco casos que se enquadram na Lei Maria da Penha e um de discriminação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp