Polícia

Segurança em Ação: Batalhão de Policiamento Turístico da Bahia possui PMs bilíngues que falam de inglês a italiano

Vitor Barreto/SSP-BA
Entre as principais ações do Beptur está a intensificação da atuação da Patrulha Bilíngue  |   Bnews - Divulgação Vitor Barreto/SSP-BA

Publicado em 06/01/2022, às 06h17   Diego Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

Com a chegada do verão, o Batalhão Especializado de Policiamento Turístico (Beptur) da Polícia Militar iniciou uma operação de reforço do policiamento nos principais pontos turísticos de Salvador e Região Metropolitana. Criado em 2014, o Beptur passou a operar efetivamente em 2017.

De acordo com o comandante do Batalhão, Tenente Coronel Magalhães, entre as principais ações do Beptur está a intensificação da atuação da Patrulha Bilíngue. Cerca de 80 profissionais da unidade são fluentes em uma segunda língua e o restante do efetivo está em fase de capacitação em idiomas.

"Nós criamos no ano passado a patrulha bilíngue já que boa parte do nosso efetivo fala outro idioma. Ou seja, um efetivo que tem a capacidade de dialogar com os estrangeiros. Essa patrulha fica 24 horas em serviço e quando acionada por qualquer policial, seja do Beptur ou não, ela vai até o local, faz a tradução e interpreta o que o turista deseja. A nossa ideia é que no futuro todos os policiais do Beptur falem pelo menos mais um idioma", explica.

O efetivo conta com policiais fluentes em inglês, francês, espanhol, italiano, alemão e basco.

O tenente acrescenta ainda que a inclusão da Língua Brasileira de Sinais (libras) na lista de idiomas está em fase de implantação na unidade.

"Temos nos preparado. Fizemos alguns cursos preparatórios uma vez que o nosso grande princípio é o receptivo que nós damos ao turista que chega para visitar o nosso estado", pontua.

Veja também:

Ainda segundo o comandante do Beptur, futuramente a patrulha deve chegar a outras regiões do estado que recebam um grande fluxo de turistas ao longo do ano, como a cidade de Porto Seguro, na região sul, e as cidades da Chapada Diamantina.

"Em 2020 veio a pandemia e agora voltamos a operar com a retomada do turismo na cidade, dando ênfase ao corredor turístico de Salvador que vai da Praia do Flamengo até a Península Itapagipe e estamos operando também em alguns lugares do interior do estado que têm atração grande de turistas. Já estamos operando em Praia do Forte e a nossa ideia é de também operar em Porto Seguro e Chapada Diamantina", afirma.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags