Polícia

VÍDEO: Aluna trans é expulsa de banheiro feminino em universidade e caso gera revolta

Reprodução/Redes Sociais
Aluna trans briga com outra estudante ao ser impedida de usar banheiro na UnB  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 18/12/2022, às 08h55   Cadastrado por Milena Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

O uso do banheiro feminino por uma aluna transexual, que preferiu não revelar sua identidade, acabou em uma confusão no Restaurante da Universidade de Brasília (UnB), na última terça-feira (13). A presença dela foi questionada e ela acabou partindo para cima de outra estudante no local.

A briga aconteceu por volta das 14h e foi filmada por alunos que estavam no local. A jovem trans ficou irritada ao ser chamada de "cara" por uma das jovens que questionou a presença dela no banheiro feminino.

"Eu não sou um cara. Não tem nada que me impeça de meter a mão na tua cara", disse a estudante trans enquanto ia para cima da outra aluna, que estava recuando. A estudante trans afirmou que se sentiu "desrespeitada".

A outra estudante, ao G1, disse que questionou a presença por se sentir "insegura". A UnB, em nota, disse que "é um local plural e tolerante, que preza pela riqueza e potencialidade da diversidade e pelo respeito às diferenças".

"E que sendo parte da sociedade, com uma comunidade de 58 mil pessoas, não fica imune às questões estruturais contemporâneas e trabalha para tornar o ambiente acadêmico cada vez mais acolhedor", continuou.

A aluna trans, à TV Globo, lamentou o ocorrido: "Eu me senti extremamente ofendida, eu estava sendo exposta, estava sendo humilhada por uma pessoa que estava me filmando. Eu corri para tentar tomar o celular dela, e eu perdi o controle. Mas ninguém deveria passar por isso só por querer usar o banheiro".

A outra estudante envolvida na briga argumentou: "Eu pensei que fosse um homem, né? Porque eu vi a barba. Aí eu perguntei o que ele estava fazendo no banheiro. Porque têm casos de assédio e estupro que acontecem dentro da universidade e eu fico com muito medo dessas coisas".

A UnB, ainda pontuou que, atualmente, tem dois banheiros neutros (sem gênero) no campus Darcy Ribeiro. "A iniciativa não subtrai os sanitários femininos e masculinos existentes, mas proporciona um espaço de inclusão para uma parcela dos(as) estudantes, dos(as) docentes, dos(as) técnicos(as) e das famílias", disse a instituição.

Veja abaixo o vídeo do momento da briga:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp