Política

1 milhão de pessoas não tomaram vacina na Bahia; secretária faz alerta

Foto: Arquivo BNews
Pessoas que não tomaram vacina e idosos são maioria em número de internados  |   Bnews - Divulgação Foto: Arquivo BNews

Publicado em 30/06/2022, às 09h53 - Atualizado às 10h03   Thiago Conceição e Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O último boletim da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia pontou que houve o registro de 2.744 novos casos de coronavírus na Bahia - uma taxa de crescimento que está em 0,17% e já serviu para ligar o alerta da Sesab.

Dos 1.572.789 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.534.689 já são considerados recuperados, 8.075 encontram-se ativos e 30.025 tiveram óbito confirmado.

Apesar da taxa de ocupação dos leitos seguirem em 31%, a secretária de saúde Adélia Pinheiro chamou atenção para o aumento no número de casos e de internações. Ela explica que isso tem relação direta com o milhão de baianas e baianos a partir dos 12 anos que ainda não tomaram sequer uma dose da vacina.

"Permanece o chamamento para vacinação. O maior número de casos é entre idosos e pessoas que não completaram a vacinação ou não têm sequer uma dose. 1 milhão de baianas e baianos acima de 12 anos não tomaram nenhuma dose da vacina", afirmou Adélia Pinheiro na manhã desta quinta-feira (30).

A titular da Sesab completou: "O número de casos ativos é crescente, há um pequeno aumento na demanda por leitos hospitalares em UTI e leitos clínicos, entretanto, a taxa de ocupação é muito baixa e não nos traz preocupação enquanto à capacidade de assistência a baianas e baianos que precisem".

A vacinação contra a Covid-19 em Salvador segue normalmente nesta quinta-feira (30). A estratégia contempla o “Liberou Geral” para aplicação da 1ª, 2ª e 3ª doses para indivíduos com 12 anos ou mais, mesmo para os cidadãos não-residentes em Salvador ou não tendo tomado as doses anteriores na cidade. O único requisito é ter o Cartão SUS vinculado a algum município do estado da Bahia.

O interessado deve apresentar, obrigatoriamente, original e cópia do cartão de vacina, do documento de identificação com foto e do comprovante de residência do município do Estado da Bahia, além da carteira nacional de vacinação digital (ConectSUS atualizado).

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp