Política

Com comunicação sob crítica, governo decide trocar agências de publicidade

Publicado em 08/02/2016, às 13h39   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Diante da crise, o governo Dilma Rousseff decidiu trocar as agências de publicidade responsáveis por sua comunicação. Desde novembro, uma equipe da Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência se dedica à elaboração de um edital que será lançado dentro de seis meses, de acordo com informações da Folha.
Hoje sob o comando do ministro Edinho Silva, a comunicação do governo tem sido alvo de críticas de petistas e aliados da presidente. Na semana passada, o secretário-executivo da Secom, Olavo Noleto, manifestou a insatisfação do Palácio com a campanha de combate ao vírus da zika. Em reuniões, queixou-se da falta de entrosamento das equipes.
Segundo o jornal, embora ainda não tenha oficializado a decisão de substituir as responsáveis pela publicidade, o governo deixou clara essa disposição em 15 de janeiro, quando prorrogou por apenas quatro meses os contratos das três agências (Leo Burnett, Propeg e Nova/SB) que hoje atendem a gestão. Em geral, os contratos são renovados anualmente.
Como foram assinados em janeiro de 2012, poderiam ser prorrogados por mais um ano, com base no artigo 57 da lei 8.666. A Folha apurou, porém, que o governo só irá prorrogá-los por mais tempo se a nova licitação não for concluída a tempo. O orçamento da Secom em 2016 deve ficar em torno de R$ 140 milhões. A secretaria não se manifestou sobre a troca das agências.
A substituição de agências não deverá ser a única alteração na comunicação, tida como fundamental para a resistência ao movimento pró-impeachment. Há mudanças em curso também na EBC (Empresa Brasileira de Comunicação): o diretor-presidente Américo Martins pediu demissão há poucos dias. Ocupa o cargo interinamente o jornalista Mario Maurici, vice-presidente da empresa. 

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