Política

Câmara aprova texto que obriga SUS a fazer cirurgia reparatória de mamas

Publicado em 24/03/2016, às 10h39   O Globo


FacebookTwitterWhatsApp

O plenário da Câmara aprovou nesta quarta-feira projeto que torna obrigatória pela rede do Sistema Único de Saúde (SUS) cirurgia plástica reparadora nas duas mamas, em casos de câncer. Hoje, as mulheres já têm direito à reconstrução da mama atingida pela doença. A deputada Moema Gramacho (PT-BA) afirmou que a iniciativa é importante pois permite as mulheres terem as duas mamas do mesmo tamanho. O projeto segue para votação no Senado.
A proposta é de autoria do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT). Ele argumentou que a melhor do ponto de vista estético constitui um auxiliar valioso para a recuperação da mulher, uma vez que elimina a fase em que, além, de enferma, ela se sente também mutilada.
"O próximo passo que propomos é a intervenção sobre a mama contralateral, em razão da necessidade de proporcionar o equilíbrio anatômico. A simetria das mamas obtida através da intervenção cirúrgica trará, sem sombra de dúvidas, suporte para uma recuperação pós-operatória mais favorável. Além disso, eliminará a necessidade de outra intervenção no futuro", justificou Bezerra no projeto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp