Política

Conquista: PT escolhe candidato e acirra disputa com PCdoB

Publicado em 25/03/2016, às 10h47   Juliana Nobre (@julianafrnobre)



O PT de Vitória da Conquista fechou a escolha do candidato à prefeitura deste ano. Após discussões sobre quatro candidatos, o partido anunciou o deputado estadual Zé Raimundo para o pleito. Quatro políticos disputavam a vaga, mas o parlamentar conseguiu o apoio do atual prefeito, Guilherme Menezes, e do parlamentar federal Waldenor Pereira. O partido terá um dos seus aliados na disputa: o PCdoB se mantém firme para o pleito.

Menezes tentou emplacar seu secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Odir Freire. Waldenor chegou a colocar o nome na disputa, mas abriu mão para apoiar Zé Raimundo. Com a definição, partidos já começam as articulações.

No município, a sigla aliada, PCdoB, não quis abrir mão da candidatura e o deputado Fabrício Falcão continua firme na disputa. Em conversa com o Bocão News, o comunista disse que tem ganhado força. “Zé Raimundo está na frente, mas eu venho na terceira posição. Segundo turno é bastante provável, então vamos nos concentrar para ganhar apoio”, disse.

Em pesquisa recente realizada pelo instituto Babesp, mostra que o deputado estadual Herzem Gusmão (PMDB) lidera o ranking. Ele chega a 44%, seguido de Zé Raimundo com 20% e Falcão alcança os 15%. Os que anulariam chegam a 8,2% e os indecisos a 9,8%.

Conquista é a terceira maior cidade da Bahia com o PT administrando há quase 20 anos. Fora do PT, os partidos que vão disputar as eleições também ainda continuam indecisos. DEM, PMDB e PSDB ainda não definiram se fecharão em um único nome, mas a probabilidade, reforçada com as pesquisas, é que Gusmão assuma a vaga. Concorrem ainda o advogado Marcelo Silva, pelo DEM, e o ex-governador Nilo Coelho, pelo PSDB. O PV pode emplacar o ex-deputado federal Edigar Evangelista dos Anjos, o Mão Branca.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp