Política

Defensora Pública avalia como momento de perda aprovação de PEE com emenda

Publicado em 05/05/2016, às 12h17   Tamirys Machado (Twiter: @tamirysmachado7)


FacebookTwitterWhatsApp

A Defensora Pública do Estado, Eva Rodrigues, avaliou como uma “perda para a Bahia” a retirada dos termos “gênero e “sexualidade” do Plano Nacional de Educação, que foi aprovado nesta quarta-feira (4) na Assembleia Legislativa da Bahia. Ela representou a Defensoria Pública do Estado durante as discussões. 
“Sem dúvida é um momento de perda. A Bahia tinha a chance de se colocar como um estado à frente, no momento que aprovasse um plano que comtemplasse essas palavras que são tão caras a esses movimentos, mas acredito que a luta continua. Isso não significa que o gênero e a diversidade sexual não deva ser discutidas, temos aqui representantes de Fórum e eles garantiram que isso ainda será pautado”, disse ao Bocão News. 
Ela explicou ainda que a emenda do Pastor Isidório sofria vício de inconstitucionalidade pois era “flagrantemente contra o estado laico”, porém essa foi derrubada já na Comissão Conjunta, realizada ontem. “Foi aprovada outra proposta que é de consenso, e nessa não constam palavras como enfrentamento a homofobia, ao sexismo, e expressões de gênero e sexualidade. Constam agora expressões mais genéricos respeito a diversidade, promoção dos direitos humanos, mas é um segmento que precisava ser visibilizado e foi invisibilizado com a retirada dessas expressões”, pontuou. 
O Ministério Público do Estado da Bahia, por meio da promotora de Justiça Márcia Teixeira, também encaminhou à Assembleia Legislativa (Alba) uma nota técnica com posicionamento contrário à Emenda nº 01/2015. 

Publicada no dia 4 de maio de 2016, às 20h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp