Política

TCU identifica irregularidades em contas de Dilma de 2015

Publicado em 10/06/2016, às 07h14   Redação Bocão News (@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Depois das irregularidades encontradas nas contas da presidente Dilma Rousseff (PT) referentes ao ano de 2014 e que motivaram o seu impeachment, o Tribunal de Contas da União (TCU) listou 17 indícios de irregularidades nas contas de 2015. Segundo reportagem do jornal O Globo, foi verificado um novo registro de operação de crédito vedada pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). ]

Os 17 pontos integram o relatório da área técnica encaminhado ao gabinete do ministro José Múcio Monteiro, relator neste ano das contas presidenciais. Caberá a Múcio decidir se submeterá todas as irregularidades ao plenário, em sessão na próxima quarta-feira (15). O ministro vai propor 30 dias para Dilma se explicar. Para a área técnica do TCU, o conjunto de problemas aponta na direção de um parecer pela rejeição das contas de 2015, o que repetiria o ocorrido com as contas de 2014.

“Pedaladas” com o Plano Safra no Banco do Brasil e com auxílio em juros de financiamento do BNDES integram o relatório sobre as contas de 2015. A primeira “pedalada” envolveu um montante de R$ 5,8 bilhões. A segunda, de R$ 8 bilhões, conforme o relatório. Decretos de créditos suplementares , também são listados como um dos 17 indícios de irregularidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp