Política

PCdoB corre atrás de apoio do PTN

Publicado em 27/06/2016, às 17h25   Juliana Nobre


FacebookTwitterWhatsApp

Na corrida para conseguir apoios para a candidatura da deputada federal Alice Portugal à prefeitura de Salvador, o PCdoB mira agora o PTN. Uma reunião, marcada para esta terça-feira (28), em Brasília, deve oficializar o apoio. Já nesta segunda-feira (27), o partido comunista reforçou conversas com o PSD e garantiu guarida com o PTN. Com isso, o PCdoB chega para a reunião com o PT e o PSB, que ocorre nesta terça, mais fortalecido.

“Conversamos com o PSD na manhã de hoje e com o PTN. Ainda vamos falar com o PT hoje. O PTN já sinalizou o apoio à nossa candidatura, mas estamos evoluindo para uma definição”, afirmou o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB). Contudo, o parlamentar, que é presidente da sigla na Bahia, garantiu que o grupo marchará unido no desfile de 2 de Julho, no próximo sábado. “Temos alguns entendimentos a serem feitos, respeitando as direções dos partidos e debater qual o melhor cenário”, aponta.

No entanto, em conversa com o Bocão News, o presidente do PTN, deputado federal João Carlos Bacelar, afirmou que a sigla aguarda um posicionamento do governador da Bahia, Rui Costa, para definir o apoio. A legenda está dividida entre o PP, com Cláudio Silva, e o PSB da senadora Lídice da Mata. “Vamos ter uma conversa amanhã em Brasília para tratarmos sobre isso. Temos grande simpatia pela candidatura da deputada Alice Portugal, mas temos conversas avançadas com o PP e o PSB. Mas ainda não recebemos nenhuma orientação do governador Rui Costa”, sustentou. 

Para o PCdoB, o que falta para chegar ao consenso em torno de uma candidatura é a compreensão de que precisam caminhar juntos. A estratégia de pulverização deu espaço para que todos os aliados mostrassem seus pontos fortes, contudo, a tática do governador pode atrapalhar na configuração final. Agora os partidos correm para fecharem alianças com cinco ou seis legendas, garantindo tempo de propaganda necessário para contrariarem o projeto do prefeito ACM Neto (DEM).

Reuniões - novas encontros entre os partidos envolvidos ocorrem nesta segunda e terça-feira. Hoje, os diretórios municipais do PT, PCdoB e PSB discutem as alianças locais. Na terça, os diretórios estaduais se encontram para definirem os blocos. 

Matérias relacionadas:

Com anúncio de apoio ao PCdoB, PT vai defender bloco único com o PSD

PT decide compor chapa majoritária com PCdoB e PSB em Salvador

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp