Política

PT decide compor chapa majoritária com PCdoB e PSB em Salvador

Publicado em 30/05/2016, às 18h38   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp

O PT na Bahia se reuniu, mais uma vez, nesta segunda-feira (30), para traçar estratégias para as eleições municipais de Salvador. A legenda ainda não decidiu se terá candidato próprio, e tampouco quem será o prefeiturável, contudo, aprovou resolução de que irá compor a chapa majoritária com o PSB e o PCdoB. De acordo com o presidente da sigla, Everaldo Anunciação, o nome do cabeça de chapa será decidido até o dia 10 de junho, entre as três legendas. Nesta linha, estão na disputa pela sigla comunista a deputada federal, Alice Portugal, e a secretária de Politicas para as Mulheres, Olívia Santana, e pela legenda socialista a senadora Lídice da Mata. 

“Tivemos bons resultados em outras eleições compondo com esses três partidos (PT, PSB e PCdoB), e queremos repetir e vamos construir uma unidade entre os três. Queremos uma aliança com eles, mas ainda não é uma decisão fechada de que não vamos encabeçar a chapa. Vamos decidir no dia 10 de junho como será essa aliança e como vamos compor a chapa proporcional”, explica Anunciação em conversa com o Bocão News, na noite desta segunda-feira.

A bancada de vereadores estava na reunião, bem como o secretário do Turismo, Nelson Pelegrino. Segundo Anunciação, o partido continua com os três nomes ventilados (deputado federal Valmir Assunção, o vereador Gilmar Santiago e o ex-ministro da Cultura, Juca Ferreira) e descartou a pré-candidatura de Pelegrino.

Já o vereador Luiz Carlos Suíca defende candidatura própria. Para ele, o governo petista será atacado no pleito e apenas um candidato do partido poderá defender a sigla. “Coloquei a posição de candidatura própria, respeitando os outros partidos, mas do ponto de vista de um candidato nosso, é ele quem vai defender o partido, já que os adversários vão atacar o PT”, apontou Suíca.

A indecisão do partido continua sendo preocupação para os integrantes da sigla. “É preocupante. Todo os partidos já decidiram os nomes e ainda estamos nesse processo de discussão”, aponta.

O partido já decidiu por candidatura própria nos principais municípios: Feira de Santana, Camaçari, Vitória da Conquista, Itabuna, Ilhéus, Lauro de Freitas, Teixeira de Freitas, Alagoinhas, Jacobina, Serrinha, Senhor do Bonfim, Dias d' Ávila, Itamaraju, Coité e Cruz das Almas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp