Política

Félix comemora projeto que pode afetar Marcelo Nilo

Publicado em 11/08/2016, às 08h42   Luiz Fernando Lima



O deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT) comemorou a aprovação, na manhã desta quarta-feira (10), da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 174/15 de sua autoria no âmbito da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

A PEC ainda tramita na Casa Baixa, mas trata da proibição da recondução para o mesmo cargo em mesa diretora de assembleias legislativas, de câmaras municipais e da Câmara Legislativa do Distrito Federal na mesma legislatura.

A medida é vista como retaliação ao presidente da Assembleia Legislativa da Bahia e desafeto declarado de Félix, deputado estadual Marcelo Nilo (PSL). Nilo é presidente da Assembleia desde 2007, são cinco mandatos consecutivos e está nos planos dele mais um a reeleição. As rusgas entre os dois cresceram nos últimos anos levando Nilo a sair do PDT.

A disputa pelo comando do partido transcendeu os muros da casamata brizolista e requereu intervenções da turma do “deixa-disso”. Ofensas pessoais e familiares foram trocadas e processos judiciais foram impetrados.

Entre os dois as chances de reconciliação são praticamente nulas e praticamente é termo empregado porquê em política uma das maiores máximas é não se deve cravar o “nunca” em nenhuma hipótese.

O deputado federal, contudo, não se refere em momento algum ao desafeto optando por defender a sua proposta com argumentos que remetem ao “aperfeiçoamento” da democracia brasileira.

De acordo com o pedetista, a medida é importante por permitir que haja alternância no poder e outros parlamentares apresentem políticas que inovem os trabalhos legislativos.

Félix ressalta que a norma está prevista nas Constituições estaduais e nas leis orgânicas dos municípios, “mas o que se tem verificado nos muitos Parlamentos deste País é o domínio, por anos a fio, das mesmas lideranças políticas na condução dos trabalhos legislativos”.

Publicada no dia 10 de agosto de 2016, às 15h27

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp