Política

Vítimas de acidente devem ser levadas para hospital conveniado, prevê projeto

Publicado em 28/09/2016, às 14h03   Aparecido Silva


FacebookTwitterWhatsApp

Foi protocolado na Assembleia Legislativa da Bahia um projeto de lei que obriga o Corpo de Bombeiros ou Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) a encaminhar vítimas de acidentes de carro para um hospital conveniado ao plano de saúde do acidentado. "Pessoas feridas em acidente de trânsito que possuam plano de saúde poderão ser encaminhadas, pelo Corpo de Bombeiros ou Samu, aos hospitais particulares conveniados, desde que não comprometa a qualidade e agilidade do primeiro atendimento", ressalta a proposta do deputado estadual Bobô.

O texto aponta que o encaminhamento será feito "caso seja possível a identificação imediata do hospital particular mais próximo que o acidentado tenha direito e que ofereça atendimento de emergência".

No caso em que a identificação do hospital privado for feita após a entrada do paciente em hospitais da rede pública, o paciente será transferido assim que seu quadro de saúde permitir e a transferência for autorizada pelo médico responsável.

"O objetivo deste projeto de lei é minimizar a superlotação das emergências nos hospitais da rede pública, abrindo espaço para as pessoas que não têm plano de saúde e dependem exclusivamente dos hospitais públicos. Isto será possível se aquele que paga pelo plano de saúde tiver direito de ser atendido em hospitais credenciados ao seu plano, inclusive em casos que sejam socorridos pelo corpo de bombeiros ou Samu", explica Bobô em seu projeto.

Publicada no dia 28 de setembro de 2016, às 7h34

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp