Política

Justiça suspende processo licitatório da iluminação de Salvador

Reprodução
Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 26/05/2018, às 19h07   Juliana Nobre


FacebookTwitterWhatsApp

O juiz Marcos Adriano Silva Ledo, substituto de Segundo Grau da 12ª vara, suspendeu o processo licitatório para a parceria público privada da iluminação pública de Salvador. A decisão é desta sexta-feira (25). A parte autora do pedido de liminar é da empresa Ghia Engenharia Ltda. que já havia solicitado o pedido, mas foi negado na última quinta-feira (24). 

No documento, o magistrado aponta que a empresa apresentou “seis cláusulas editalícias inquinadas com ilicitudes e abusividades, a saber: exigência de demonstração de realização de investimentos, para fins de qualificação técnica; incompatibilidade dos prazos com os respectivos encargos; abusividade dos índices de desempenho; parcela fixa da contraprestação mensal efetiva; limitação de atestação técnica apenas por empresas que detenham, no mínimo, 10% de participação no consórcio; impossibilidade de orçamentação em virtude de omissões do edital; e, abusividade dos índices de desempenho”.

De acordo com o texto, o edital é omisso quanto aos itens imprescindíveis para elaboração de proposta orçamentária, “uma vez que o Anexo II relaciona como encargos de investimentos a realização, pela futura concessionária, de iluminação das diversas festividades populares que ocorrem todos os anos no Município, tais como carnaval, natal e réveillon, sem que tenha exposto elementos quantitativos e qualitativos”.

A empresa não conseguiu participar da entrega dos envelopes com as propostas na última quinta-feira (24). Cinco grupos se candidataram à gestão do contrato bilionário de R$ 1,5 bilhão. O juiz ainda chamou a atenção para o valor do contrato: é efetivamente questionável como mensurar os encargos a serem suportados pelos licitantes e se refletem valores justos para a contratação.

Vale lembrar que o processo licitatório teve ao menos três pedidos de impugnação por imprecisões no edital. 

A PPP prevê a modernização, otimização, expansão, operação e manutenção da rede de iluminação pública da capital baiana.

Matérias relacionadas:

Prefeitura nega pedido de adiamento e impugnação de licitação da Iluminação Pública

PPP da luz: licitação para contrato de R$ 1,5 bi recebe propostas nesta quinta (24)

Seis empresas disputam PPP bilionária da iluminação de Salvador; resultado sai dia 24 de maio

Justiça retoma PPP da iluminação paulistana envolvendo empresa que participa de licitação em Salvador

Implantação do novo sistema de iluminação pública de Salvador é debatida em audiência pública

Empresas já conhecidas da prefeitura mostram interesse em PPP bilionária da iluminação de Salvador

Empresa que assinou contrato milionário em SP pode faturar iluminação em SSA

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp