Salvador

Implantação do novo sistema de iluminação pública de Salvador é debatida em audiência pública

Divulgação
A empresa vencedora deverá atuar durante 20 anos e o investimento total previsto será de R$ 1,5 bilhão  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 25/10/2017, às 07h43   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A implantação do novo sistema de iluminação pública de Salvador foi discutida em uma audiência pública realizada nesta segunda-feira (23) pela prefeitura no auditório do Parque Social, no Itaigara. O evento, que versou sobre a elaboração do edital para a Parceria Público-Privada (PPP), reuniu cerca de 80 pessoas e resultou no registro de 13 novas propostas para revisão do texto apresentado.

O projeto prevê que terá todas as 171 mil luminárias atuais serão substituídas por modernas lâmpadas em LED, vistas como mais econômicas e com maior durabilidade. A mudança deve ser realizada em, no máximo, cinco anos após a assinatura do contrato, previsto para ocorrer ainda no primeiro semestre de 2018.

Dentre as ações previstas no contrato estão a implantação de novos postes, lâmpadas LED (mais eficientes e econômicas) e o sistema de telegestão, com monitoramento e controle da iluminação a partir de um Centro de Controle Operacional (CCO). A empresa vencedora deverá atuar durante 20 anos e o investimento total previsto será de R$ 1,5 bilhão. Além disso, caberá ao parceiro privado o aumento do Parque de Iluminação da cidade, numa proporção de 1,7 mil novos pontos de iluminação por ano.

Segundo o assessor técnico da Diretoria de Iluminação, Bernardo Xavier, a audiência foi um primeiro passo para a implantação do novo parque de iluminação de Salvador. "Foi um encontro bastante produtivo, onde pudemos dar mais transparência ao processo. Com a apresentação pública dos detalhes do edital, foi possível obter a participação popular necessária para ouvir sugestões necessárias à revisão do texto", afirmou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags