Política

Brasil desconvidou Cuba e Venezuela para posse

Pedro Ladeira/Folhapress
A sinalização inicial foi chamar todos os países com os quais o Brasil mantém relações diplomáticas   |   Bnews - Divulgação Pedro Ladeira/Folhapress

Publicado em 17/12/2018, às 07h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Por solicitação da equipe do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), o Itamaraty enviou novos comunicados aos governos de Cuba e Venezuela os desconvidando de participar da cerimônia de posse no dia 1.º de janeiro do próximo ano, em Brasília. As informações são da Coluna do Estadão, do jornal O Estado de São Paulo.

A publicação explica que os termos são protocolares. A sinalização inicial foi chamar todos os países com os quais o Brasil mantém relações diplomáticas – razão pela qual o convite foi feito. Mas houve mudança de posição, o que levou o Itamaraty a enviar uma segunda comunicação aos governos dos dois países os desconvidando para a cerimônia.

A coluna ainda detalha que o futuro chanceler Ernesto Araújo negou pelo Twitter, ontem, que o Itamaraty tenha convidado o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. Os desconvites, porém, foram enviados às embaixadas dos dois países na semana passada. Nos dois casos, os textos enxutos pediam que desconsiderassem a nota anterior. Sem explicações do recuo.

Já o convite foi publicado no domingo (16) no Twitter pelo ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza, sete horas depois de o futuro chanceler negar que tenha sido feito. O comunicado dizia que a embaixada brasileira “tem a honra” de transmitir o convite para Maduro acompanhar a posse.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp