Política

Lídice destaca o “sentimento de orfandade e tristeza que tomou conta da Bahia” com a morte de Mãe Stella de Oxóssi

Gilberto Júnior/BNews
Ela lembrou do papel da ialorixá como guia espiritual e conselheira de milhares de pessoas  |   Bnews - Divulgação Gilberto Júnior/BNews

Publicado em 27/12/2018, às 18h30   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A senadora Lídice da Mata (PSB) destacou o “sentimento de orfandade e tristeza que tomou conta da Bahia” com a morte de Mãe Stella de Oxóssi, ocorrida na tarde desta quinta-feira (27). Ela lembrou do papel da ialorixá como guia espiritual e conselheira de milhares de pessoas, que ficou muito conhecida no Brasil e no exterior. 

“Uma mulher extraordinária, com intensa atuação ao longo de várias décadas, no combate à discriminação dos negros, das mulheres, na defesa e valorização das manifestações culturais e religiosas de matrizes africanas. Responsável por diversas ações na área educacional em que se destaca o ensino obrigatório, muitos anos antes da vigência da Lei 10.639/2003, da cultura e história afro-brasileiras, na escola pública que funciona dentro do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá”, destacou Lídice. 

A senadora citou ainda que Mãe Stella foi a primeira sacerdotisa do culto afro no Brasil a ocupar uma cadeira na Academia de Letras da Bahia. “Estudiosa e defensora da cultura negra, publicou vários livros, contribuindo significativamente para uma maior divulgação dos cultos africanos, tornando o Candomblé uma religião acatada e amoldada à realidade brasileira. Siga em paz Mãe Stella e, de onde estiver, continue a nos iluminar com a sua sabedoria!”, desejou. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp