Política

Prefeitura assina convênio com Hospital Sagrada Família para partos de risco pelo SUS

Valter Pontes/Secom
Assinatura do acordo ampliará rede assistencial de saúde   |   Bnews - Divulgação Valter Pontes/Secom

Publicado em 23/09/2019, às 15h20   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Na manhã desta segunda-feira (23), foi assinado o acordo entre a Prefeitura de Salvador e o Hospital Sagrada Família, que visa possibilitar a realização de partos de alto risco pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A solenidade aconteceu no Palácio Thomé de Souza e contou com a presença do Prefeito ACM Neto (DEM), Léo Prates (DEM), secretário de Saúde do município e corpo diretor do Hospital. 

Após a assinatura do acordo realizado entre o Hospital e o Executivo, a  unidade de saúde poderá realizar mensalmente 200 partos sendo 30 destes operações de alto risco. 

“A Prefeitura tem feito esforço nos últimos anos para crescer toda nossa rede assistencial, seja tudo aquilo que temos sob administração direta ou reforçando os convênios e contratos com organizações sociais, a exemplo do Hospital Sagrada Família, que desempenha um papel essencial na vida das pessoas que mais precisam em nossa cidade”, declarou Neto.

A prioridade é atender às regiões da Cidade Baixa, Subúrbio e São Caetano. O repasse será de R$ 17,2 milhões por ano, sendo R$ 9,8 milhões provenientes de recursos exclusivamente municipais e o restante do governo federal.

.O prefeito fez  ainda um comparativo do quanto a atenção básica de Salvador evoluiu nos últimos anos, ressaltando investimentos para a contração de mais de 5 mil profissionais de saúde e abertura de concursos públicos. Ele ainda lembrou que, em 2013, menos de 18% da população estava assistida.

“Conseguimos nos tornar em pouco mais de seis anos a capital que mais avançou em atenção básica. Se Deus quiser, chegaremos até o fim do próximo ano com aproximadamente 60% da população alcançada pelos serviços básicos de saúde. Para 2019 e 2020, teremos cerca de 20 unidades de saúde para inaugurar. Quando a gente olha para a rede de urgência e de emergência, saímos de uma UPA para oito. Estamos construindo a 9ª UPA, na Cidade Baixa, e construiremos mais uma na região de Cajazeiras e Boca da Mata, para dar apoio à demanda do Hospital Municipal”, acrescentou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp