Política

Joceval vai votar contra veto de Neto ao fim do Arrastão: "Não agrega em nada"

BNews
Voto de vereador católico era um dos mais aguardados   |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 26/11/2019, às 20h03   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador Joceval Rodrigues (Cidadania) afirmou por meio de nota que vai votar contra o veto do prefeito ACM Neto (DEM) ao projeto de Lei Nº 45/16, aprovado pela Câmara Municipal de Salvador, que proíbe o arrastão da Quarta-feira de Cinzas. O voto do edil era motivo de especulações nos últimos dias, já que ele é fortemente ligado à Igreja Católica.

 De acordo com o parlamentar, que também foi o relator da proposta no âmbito da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização do legislativo soteropolitano, a matéria aprovada pela CMS não atrapalha as festas carnavalescas e respeita as tradições católicas. 

“A Quarta-feira de Cinzas é um momento muito importante para nós católicos. É o período em que iniciamos a Quaresma que é um tempo de reflexão e consciência da fé católica. Não temos problema algum com os festejos carnavalescos e como vereador entendo a importância da festa como impulsionador da economia local, gerando emprego e renda. No entanto, o Arrastão transcende o período do carnaval, não agrega em nada do ponto de vista turístico e econômico, além de ferir a tradição da nossa fé”, justificou Joceval. 

Entenda o caso
veto do prefeito ACM Neto (DEM) ao projeto de Lei Nº 45/16 foi protocolado no último dia 18 de novembro no sistema da Câmara Municipal de Salvador. A proposta, de autoria do vereador Henrique Carballal (PV), propôs proibir a realização do tradicional "arrastão" da Quarta-Feira de Cinzas. Neto vetou o projeto de lei aprovado pela CMS sob a justificativa de um parecer da Procuradoria-Geral do Município que definiu a matéria como “flagrantemente inconstitucional”.

Após Neto anunciar a decisão, Carballal decidiu entregar a vice-liderança de governo na Casa e afirmou que vai trabalhar para derrubar o veto. Disse ainda que já tem 18 votos a seu favor. 

Com isso, há uma grande expectativa sobre como vão votar os governistas da "bancada da Bíblia".  Além de Joceval, os vereadores evangélicos Ricardo Almeida (PSC), Lorena Brandão (PSC), Isnard Araújo (PHS), Cátia Rodrigues (PHS), Ireuda (PRB) e Luiz Carlos (PRB) também estão em situação difícil diante do debate em torno da festa "profana".

Ainda não há data para a apreciação dos vetos no Plenário da CMS.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp