Política

Decreto de Bolsonaro proíbe queimadas no Brasil por 120 dias

Divulgação/Bombeiros do Pará
Medida passa a valer imediatamente   |   Bnews - Divulgação Divulgação/Bombeiros do Pará

Publicado em 16/07/2020, às 07h55   Redação BNews



O governo federal editou um decreto que proíbe queimadas em todo o Brasil pelos próximos 120 dias. A medida, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), é de carácter imediato e foi publicado no Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (16).

O ato, no entanto, permite o "emprego do fogo" em quatro hipóteses: práticas de prevenção e combate a incêndios realizadas ou supervisionadas por instituições públicas responsáveis; práticas agrícolas de subsistência executadas por populações tradicionais e indígenas; atividades de pesquisa científica realizadas por Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), desde que autorizadas pelo órgão ambiental competente; e controle fitossanitário, desde que autorizado pelo órgão ambiental competente.

Relatório

De acordo com dados do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), gerados com base em imagens de satélite, o número de queimadas nas regiões com bioma Amazônia, em junho, foi o maior observado desde 2007.O aumento foi de 19,6%. Em junho de 2020, foram 2.248 focos ativos, já em 2019, 1.880.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp