Política

Mulheres são as mais indecisas no voto pela prefeitura de Luís Eduardo Magalhães

Mateus Pereira GOVBA
O número de mulheres que não sabem em quem votar é quase do dobro dos homens  |   Bnews - Divulgação Mateus Pereira GOVBA

Publicado em 08/10/2020, às 08h47   Raul Aguilar



No recorte por gênero, o levantamento A Tarde/ Potencial Pesquisa sobre o cenário eleitoral em Luis Eduardo Magalhães divulgado nesta quinta-feira (8), mostrou que o número de mulheres indecisas em relação ao voto é de 31%, quase o dobro do número de homens: 18%. Em Luís Eduardo Magalhães o número de mulheres representam  50,3% da população e o de  homens, 49,7%.

Na divisão entre a sede do município e a zona rural, a disputa aparece acirrada entre os candidatos, tal qual se manteve na intenção de votos, com o nome do atual prefeito Oziel Oliveira (PSD) alcançando 33% das intenções de voto na sede, contra 30% de Júnior Marabá (DEM), configurando um empate técnico.

Na área rural o cenário é de vantagem para o candidato que tenta reeleiçao. O candidato do PSD foi citado como nome certo na urna por 51% dos entrevistados, 29% disseram que apoiarão o candidato do DEM.

No aspecto da idade dos entrevistados, Oziel leva vantagem entre o maior público do município - 55% dos eleitores do município de Luís Eduardo Magalhães estão com idade entre 25 e 44 anos - com  38% das intenções de votos, Marabá aparece com dez pontos a menos, 29%. Entre os que têm 16 e 24 anos, a vantagem é para o candidato do Democratas: 33% contra 24% do nome do PSD. Na faixa etária de 60 anos ou mais, a vantagem volta para as mãoes do atual prefeito do município, que figura com 35% das intenções de votos, contra 26% do adversário que tenta eleição. No grupo com idade entre 45 a 59 anos, Oziel e Marabá aparecem empatados por conta da margem de erro que é de 4.5 p.p: 34% contra 31%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 6 de outubro através de ligações telefônicas; Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o nº BA-08389/2020, o levantamento tem nível de confiança de 95%

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp