Política

Rosemberg avalia que poder deve ser dividido proporcionalmente entre membros da base de Rui

BNews/Roberto Viana
Líder do governo também adiantou que uma reunião será realizada - provavelmente na próxima terça-feira (1º) - para que possa ser definido junto a presidência o calendário de votações na Alba até o final de 2020  |   Bnews - Divulgação BNews/Roberto Viana

Publicado em 29/11/2020, às 16h30    Pedro Vilas Boas* e Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Rosemberg Pinto, avaliou neste domingo (29) que o poder entre os partidos da base de apoio do governador Rui Costa (PT) deve ser  dividido de acordo com uma proporcionalidade que ilustra a representatividade e poder de cada legenda.

A declaração foi dada em entrevista ao BNews, quando o parlamentar respondia a uma pergunta relacionada às articulações políticas para a eleição da próxima mesa diretora da Casa. Anteriormente, um acordo, chancelado pelo governador, definiu que deputado Estadual  Adolfo Menezes (PSD) substituiria o atual presidente Nelson Leal (PP)

Segundo Rosemberg, as eleições municipais "congelaram" os debates a respeito do novo comando da Alba e existe a expectativa de que as principais lideranças dos partidos da base do governo voltem a conversar sobre o assunto a partir da próxima semana. 

"É lógico que o governador já explicitou uma posição de cumprir com o acordo, mas está aberto a um novo acordo. Se tiver um novo acordo, não tem nenhum problema para as partes. Aí também envolve a UPB [União dos Municípios da Bahia], que a gente tem que trabalhar um pouco a divisão do poder. Ninguém pode ficar com tudo", ponderou. 

Atualmente, a UPB é comandada pelo prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro (PSD). Na última segunda-feira (23), o BNews noticiou o cenário dos pré-candidatos do pleito e a intensificada presença de candidatos do PP - legenda do vice-governador João Leão - no pleito. Leão, inclusive, disse que não pretende interferir nas eleições da instituição

Outros temas que ficaram para depois das eleições municipais foram as Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Orçamentária Anual (LOA). 

O líder do governo adiantou que uma reunião de líderes e vice-líderes será realizada na próxima semana - provavelmente na próxima terça-feira (1º) - para que possa ser definido junto a presidência o calendário de votações até o final de 2020. 

Projetos de emergência que precisam de diversos municípios que precisam ser renovados fazem parte deste cronograma. "Também precisamos analisar todos os projetos que tem na casa. Eu gostaria de colocar, se nós fizermos um acordo uma das contas do governador Rui Costa ainda esse ano. Espero que a gente tenha espaço para isso, para encerrar o ano votando todos os projetos", afirmou.

*O repórter do BNews Pedro Vilas Boas está na cidade de Vitória da Conquista acompanhando o processo eleitoral

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp