Política

Governo deixa contrato vencer e suspende exames de HIV, aids e hepatites no SUS

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Contrato com a empresa que realizava este exame venceu em novembro passado.   |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Publicado em 07/12/2020, às 16h03   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério da Saúde deixou vencer um contrato e suspendeu os exames de genotipagem no Sistema Único de Saúde (SUS) para pessoas que vivem com HIV, aids e hepatites virais. De acordo com informações do jornal Estado de São Paulo, o contrato com a empresa que realizava este exame venceu em novembro passado. 

Apenas um mês antes, em 7 de outubro, o ministério realizou um pregão para buscar nova fornecedora do serviço. O processo, porém, fracassou após a empresa vencedora não anexar todos os documentos exigidos pelo edital.

O ministério prevê realizar novo pregão na próxima terça-feira (8). Se o procedimento tiver um vencedor, a expectativa é retomar o serviço apenas em janeiro. Em nota distribuída a serviços de saúde na última quinta-feira (3), o ministério afirma que fará este exame apenas para crianças com menos de 12 anos e gestantes que vivem com HIV e aids. 

Já os pacientes de hepatite C devem receber os medicamentos velpatasvir e sofosbuvir, que são mais eficazes e dispensam a genotipagem. O Conselheiro Nacional de Saúde e representante da Articulação Nacional de Luta contra a aids (Anaids), Moysés Toniolo afirma que a pasta não informou quantos pacientes precisam hoje deste serviço. 

Ele diz que a Anaids estuda levar o caso ao Ministério Público Federal (MPF). Toniolo avalia que há um "desmonte" de políticas para pessoas que vivem com HIV, aids e hepatites virais no governo Jair Bolsonaro (sem partido). Procurado, o Ministério da Saúde não se manifestou até a publicação deste texto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp