Política

Rodrigo Maia foi um "dos mais importantes presidentes da Câmara da história", diz ACM Neto

Vagner Souza/BNews
Presidente nacional do DEM, ACM Neto saiu em defesa do amigo pessoal e colega de partido, que nos últimos dias tem sido criticado por aliados pela condução nas articulações para a eleição na Casa  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 30/12/2020, às 12h37   Raul Aguilar e Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

Presidente nacional do DEM, ACM Neto saiu em defesa do amigo pessoal e colega de partido, Rodrigo Maia (DEM), que nos últimos dias tem sido criticado por aliados pela condução nas articulações para a eleição na Casa. 

Em coletiva nesta quarta-feira (30), o prefeito de Salvador colocou Maia ao lado de Ulysses Guimarães e do seu tio, Luiz Eduardo Magalhães, na lista dos melhores "presidentes da Câmara da história".

"Merece todo o reconhecimento", respondeu o líder do DEM ao BNews. "[Maia] teve uma postura exemplar nos quatro anos e meio como presidente da Casa, fundamental para democracia, o respeito às instituições, a independência do legislativo, e merece todo meu reconhecimento. Ele tem meu apreço pessoal, tem gente que não gosta do estilo de Rodrigo, normal, tem gente que não gosta do meu", completou.

O imbróglio na Câmara se deve à disputa interna no MDB, já que o deputado Fábio Ramalho insiste na sua candidatura e atrapalha os planos do bloco que pretendia vencer Arthur Lira (PP) no primeiro turno.

ACM Neto alegou estar distante dos trâmites em Brasília, principalmente nesta semana, quando adoeceu e apresentou quadro gripal, mas que pode assegurar a importância de Rodrigo Maia na condução da Câmara nos últimos quatro anos. Na visão do prefeito, só será possível avaliar o cenário após o resultado da disputa em fevereiro. 

"Em relação a Maia e Baleia, tem que perguntar a eles pois é difícil, não tenho como responder. Sou prefeito de Salvador até depois de amanhã, vivi intensamente cada dia desse governo [...] a verdade é o seguinte, quando chegar 1° de fevereiro a eleição, vai ter um veredicto. E aí, ganhadores e perdedores serão julgados, até lá é tudo especulação", sentenciou.

EXIGÊNCIA DE TESTES DE COVID-19 EM AEROPORTOS

Questionado pelo BNews sobre a decisão do Governo Federal de exigir a apresentação de teste de Covid-19 para que passageiros de voo internacional desembarquem no Brasil, o prefeito de Salvador reconheceu que a medida demorou de ser colocada em prática, mas admitiu: "Antes tarde do que nunca".

"Já devia valer há muito e muito tempo. Mas, antes tarde do que nunca né? Então, melhor agora do que não ter, mas que já devia ter sido tomada há muito tempo, isto sem dúvidas", disparou.

RETROSPECTIVA

Durante a coletiva na inauguração de novo trecho do BRT, o prefeito ACM Neto fez uma avaliação da sua gestão. A dois dias de encerrar o mandato e passar o bastão para o seu braço-direito Bruno Reis (DEM), ex-vice prefeito e ex-secretário, o líder nacional do DEM diz estar orgulhoso com o trabalho ao longo dos últimos oito anos.

Apesar de reconhecer que todo governo tem erros e acertos, o prefeito não citou individualmente nenhuma falha da sua gestão. Ele afirmou que alguns dos projetos iniciados no seu mandato, vão ficar prontos nos próximos anos, já pelas mãos de Bruno Reis, como por exemplo a Cidade da Música, instalada em um casarão no Comércio.

ACM Neto citou as semelhanças com Bruno Reis, mas fez questão de reafirmar que são diferentes e que o sucessor terá toda a liberdade e responsabilidade pelas decisões nos próximos anos. 

"Eu não apontaria uma obra que fiz que mais me orgulho, muitas me orgulharam [...] tem coisas que desejei muito fazer e não consegui, por exemplo a Cidade da Música [...] óbvio que é possível fazer uma autocrítica, muita coisa tem que ser feita, temos muito problemas para enfrentar. Claro que teriam algumas coisas que hoje, com a experiência que tenho, faria diferente, seguiria outro caminho. Faz parte da vida, do processo de aprendizado", declarou.

No entanto, ao colocar "na balança" os fatos marcantes da sua gestão, Neto confia que o seu saldo foi positivo. Inclusive, faz questão de ressaltar a sua boa avaliação em pesquisas de opinião, com índices de aprovação na faixa de 80%.

"Faz parte da vida, do processo de aprendizado. Nunca julgo as pessoas apenas pela qualidade ou defeito, coloco na balança e analiso: tem mais qualidades que defeitos? acerta mais do que erra? Fazendo o julgamento da nossa gestão, colocando na balança, exceto pessoas que não gostam de mim ou tem posição política mais radical contra mim - e respeito mesmo essas - tivemos muito mais acertos que erros, e mais virtudes que defeitos, o que não quer dizer que não tenha errado", analisou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp