Política

Deputado e nome forte do PT, Guimarães diz que já há maioria para declarar apoio a Baleia Rossi

Michel Jesus/Agência Câmara
“Estamos tratando da nova gestão da Câmara. Nada além disso”, afirmou Guimarães, sinalizando que o apoio não abarca possíveis alianças   |   Bnews - Divulgação Michel Jesus/Agência Câmara

Publicado em 04/01/2021, às 09h55   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal do Partido dos Trabalhadores no Ceará, José Guimarães (PT-CE), afirmou em entrevista a coluna Painel do jornal Folha de São Paulo, que internamente já há maioria para declarar apoio ao nome de Rodrigo à sucessão na Câmara dos Deputados, Baleia Rossi (MDB-SP), nesta segunda (4).

“Estamos tratando da nova gestão da Câmara. Nada além disso”, afirmou Guimarães, sinalizando que o apoio não abarca possíveis alianças entre o PT e MDB para 2022. Artífice do impeachmant da presidente Dilma Roussef (PT), o MDB enfrenta forte resistência de membros mais ideológicos da legenda, pela articulação do que os petistas chamam de "golpe" de 2016.  

Para ter o apoio do PT, segundo reforçou Guimarães, o candidato à presidência da Câmara dos Deputados terá que arcar com uma lista que inclui: defesa da democracia, independência do Legislativo, derrota do candidato de Jair Bolsonaro e uma plataforma que seja capaz de frear as “aleivosias de Paulo Guedes (Economia)”.

“O Brasil agoniza e a saída que ele apresenta é a reforma administrativa, não há plano para o emprego. A gestão da Câmara tem que atuar nisso”, afirmou o petista à Folha.

Aliados de Baleia esperam pelo apoio do PT, o mais numeroso da Câmara, para engrossar o lançamento da candidatura do deputado, previsto para quarta (6).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp