Política

ACM Neto reforça apoio a Baleia Rossi e diz que dissidência de Elmar e Arthur Maia será "tratada na hora certa"

Reprodução/Instagram
Na oficialização da candidatura na quarta-feira (6), Baleia lançou seu nome com o apoio de 11 partidos. São eles: PT, PSL, MDB, PSB, PSDB, DEM, PDT, Cidadania, PV, PCdoB e Rede. Juntas, as siglas somam 261 parlamentares  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram

Publicado em 07/01/2021, às 15h31   Pedro Vilas Boas


FacebookTwitterWhatsApp

Presidente nacional do DEM, ACM Neto reforçou, em entrevista ao BNews nesta quinta-feira (7), que o partido vai apoiar o deputado Baleia Rossi (MDB-SP) na disputa pela presidência da Câmara Federal.

Ainda segundo o ex-prefeito de Salvador, a dissidência de parlamentares do partido, como os baianos Arthur Maia e Elmar Nascimento - esse último que lidera o movimento interno contra o candidato do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (RJ), e a favor de Arthur Lira (PP-AL) - será discutida no momento adequado.

"O tema [dissidência] será tratado na hora e da forma certa. O DEM está no bloco dos 11 [partidos]; essa é a nossa posição. Isso significa, é claro, apoio ao Baleia", disse ACM Neto.

Na oficialização da candidatura na quarta-feira (6), Baleia lançou seu nome com o apoio de 11 partidos. São eles: PT, PSL, MDB, PSB, PSDB, DEM, PDT, Cidadania, PV, PCdoB e Rede. Juntas, as siglas somam 261 parlamentares. Os Democratas têm 29 representantes na Câmara em exercício.

Em entrevista ao BNews, Arthur Maia chegou a afirmar que havia 18 votos no partido a favor de Lira, enquanto 8 apoiavam Baleia Rossi. "Não há motivo para ficar fazendo conta agora", completou Neto.

Insatisfeitos

Arthur Maia e Elmar Nascimento já deixaram claro, publicamente, a insatisfação com Rodrigo Maia. 

"O Rodrigo fez de tudo para misturar os dois assuntos. A situação no Senado estava resolvida, mas o Rodrigo forçou a barra para fazer a mesma coisa na Câmara. Com a sede de continuar presidente, ele acabou fazendo com que o Supremo proibisse a reeleição na Câmara e no Senado", disse Arthur Maia, em entrevista a O Antagonista em 9 de dezembro.

Já Elmar queria ser o candidato do grupo à presidência. Em uma mensagem obtida pelo site Poder360 e divulgada no dia 16 de dezembro, o baiano diz que foi traído. "Apesar de tudo isso, meu nome vem sendo ‘estranhamente’ relegado. Fui traído inexplicavelmente por quem eu considerava meu melhor amigo. Quem eu mais confiava. Quem eu mais acreditava. Quem sempre segui cegamente em tudo”, diz um trecho.

"Boicote"

Em 24 de dezembro, o BNews noticiou que houve um encontro na residência de ACM Neto, com a presença de Elmar Nascimento, após se recuperar da covid-19. Também estaria na reunião Arthur Lira, o senador Ciro Nogueira, do PP de Piauí, os deputados democratas Arthur Maia e Leur Lomanto, bem com o apoio de Paulo Azi e do tucano Adolfo Viana.

A reportagem apurou que existe um acordo firmado para romper a "panelinha" que teria se instalado na Câmara sob a gestão de Maia, que estaria trazendo insatisfação ao partido, bem como para outras legendas. Ele é acusado de colocar em pauta, por exemplo, questões apenas de seu interesse. 

Por isso o “boicote”, que não ficará oculto ao seu candidato, e o apoio a Lira que já estaria bem avançado, inclusive, com tratativas com outras siglas. ACM Neto não apareceria nesse embate. Ficaria neutro por conta do seu papel de presidente do Democratas e da relação com Maia, mas está a par de tudo. 

Matérias relacionadas

Líder do DEM diz que orientação é seguir com Baleia e críticas de Arthur Maia e Elmar não representam partido

Arthur Lira se reúne com Elmar Nascimento em Praia do Forte e discute apoio do DEM pela presidência da Câmara

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp