Política

Maia e MDB criticam ACM Neto após bancada baiana do DEM apoiar Arthur Lira: "Partido da boquinha"

Divulgação
O BNews já havia adiantado, em dezembro do ano passado, que o ex-prefeito de Salvador tinha consciência do boicote planejado por deputados do DEM  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 26/01/2021, às 18h08   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O atual presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e lideranças do MDB subiram o tom contra o ex-prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto. O grupo, que apoia a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Câmara, critica o baiano por permitir dissidências internas na sigla, que estão alinhadas ao oponente, Arthur Lira (PP-AL).

Na segunda-feira (25), Lira veio a Salvador se reunir com Neto, Bruno Reis (DEM) e o governador Rui Costa (PT). Na ocasião, toda a bancada baiana do DEM na Câmara - composta por cinco deputados - esteve no encontro, demonstrando simpatia pela candidatura do alagoano.

De acordo com reportagem do jornal Folha de S.Paulo desta terça-feira (26), em reunião na Prefeitura do Rio de Janeiro, Maia disse, diante da postura de ACM Neto, o DEM poderia virar um "partido da boquinha".

Maia confirmou que usou a expressão. "O que eu disse é que já tinha gente preocupada que o partido tivesse passando uma imagem de que estava negociando cargo e emenda por voto. Um amigo meu, que é admirador do DEM, falou isso. E eu alertei isso ao presidente do partido. E o Neto me garantiu que o partido vai ficar com o Baleia. E que vamos garantir o [apoio ao] bloco [de Baleia Rossi] e, depois do bloco, vamos garantir os votos do partido, mais de dois terços dos votos", justificou.

Traição

Já de acordo com reportagem da revista Veja, lideranças do MDB, entenderam como “traição” o gesto de ACM Neto de tolerar o apoio dos deputados de seu estado a Arthur Lira.

“Impossível o Neto não saber que seus deputados, entre os quais presidente municipal do DEM, iria apoiar o candidato do governo”, disse um emedebista à revista, em condição de anonimato.

O BNews já havia adiantado, em dezembro do ano passado, que o ex-prefeito de Salvador tinha consciência do boicote planejado por deputados do DEM, principalmente o parlamentar baiano Elmar Nascimento, que rompeu com Rodrigo Maia, após este não o apoiar para a presidência da Câmara.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp