Política

João Roma menciona ACM Neto em discurso de posse: "Sou muito grato"

Reprodução/TV
Ex-aliados na prefeitura de Salvador estão rompidos politicamente  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV

Publicado em 24/02/2021, às 19h15   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O novo ministro da Cidadania, João Roma, mencionou o presidente nacional do DEM, ACM Neto, no discurso da cerimônia de posse, realizada nesta quarta-feira (24). O deputado federal foi chefe de gabinete e um dos principais nomes da gestão do ex-prefeito de Salvador. No momento, contudo, os dois estão rompidos.

"Destaco especialmente a oportunidade de ter participado na transformação da cidade de Salvador, melhorando a vida daqueles que mais precisam, na gestão do então prefeito ACM Neto, a quem sou muito grato", declarou.

Também citou o senador Antônio Carlos Magalhães (1927-2007), avô de Neto: "Este capitaneou a lei que permitiu a criação do fundo de combate à pobreza, base para a nossa atual malha de proteção social e prova que cuidar das pessoas mais vulneráveis não é monopólio de um partido ou gestão".

Roma e Neto romperam politicamente após a mudança na pasta.  A escolha causou um mal-estar entre ele e o carlismo baiano. Neto foi às redes sociais para lamentar a decisão. Ele se isentou de qualquer responsabilidade pela ida do ex-aliado para a equipe de Jair Bolsonaro após ser ventilada a versão de que a ida dele para o ministério seria uma espécie de contrapartida do Planalto pelo DEM ter "facilitado" a eleição de Arthur Lira (PP) para a presidência da Câmara. O ex-prefeito nega veementemente essa versão.

Ainda no discurso, Roma fez questão de frisar que o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, foi o responsável pela sua indicação. "Demonstrou a imensa estatura como homem público em todos os processos que vivemos lado a lado", citou. Ele falou sobre os desafios de gerenciar os programas sociais do Governo Federal e elogiou as ações de Bolsonaro durante a pandemia.

A cerimônia contou com a presença da cúpula do Planalto, da primeira-dama Michele Bolsonaro e de ministros - além de deputados e senadores.

Leia também:
ACM Neto e Bruno Reis vão a Brasília, mas não comparecem em posse de João Roma
Bolsonaro empossa João Roma no Ministério da Cidadania
Na base carlista, Sidninho vai a Brasília para posse de João Roma

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp