Política

Partido de oposição pede que PGR afaste e investigue ministro das Relações Exteriores

Marcos Corrêa/PR
A líder da sigla na Casa, Talíria Petrone, e seus colegas de bancada citaram uma lista de atitudes negacionistas do ministro  |   Bnews - Divulgação Marcos Corrêa/PR

Publicado em 27/03/2021, às 10h33   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A bancada do Partido Socialismo e Liberdade na Câmara dos Deputados solicitou à Procuradoria Geral da República o afastamento e uma investigação do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

Segundo os deputados, o chanceler cometeu crimes de responsabilidade em sua gestão "catastrófica".

"Enquanto o povo brasileiro anseia urgentemente por um programa de vacinação em massa, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, conduz o país a um total isolamento, atacando esforços de cooperação internacional multilateral de enfrentamento à pandemia e prejudicando relações bilaterais fundamentais para a compra e produção de vacinas", diz o texto da representação.

A líder da sigla na Casa, Talíria Petrone, e seus colegas de bancada citaram uma lista de atitudes negacionistas do ministro, destacando que Ernesto chegou a compartilhar um artigo sobre o "ComunaVírus", a publicação de fake news sobre a pandemia, e a resistência ao consórcio Covax Vacility.

No documento enviado a Augusto Aras, a bancada disse ainda que Araújo "joga no lixo a respeitada tradição diplomática brasileira" e não tem "nenhuma condição" de seguir à frente do Itamaraty.  A cúpula do Congresso e o centrão já pediram a demissão do ministro olavista; "o gesto da Oposição aumenta a pressão sobre Araújo", avalia Guilherme Amado, Colunista da Revista Época.

Leia mais em:

Coronel defende demissão de Ernesto Araújo: "O Itamaraty errou"

Bolsonaro discute saída honrosa para Ernesto Araújo, revela jornal

Senadores pedem a saída de Ernesto Araújo para "salvar vidas"

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp