Política

Dissertação de mestrado da nova presidente da Capes tem trechos copiados de outras obras, diz coluna

Reprodução/ Twitter
Ela assumiu o cargo na última semana  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Twitter

Publicado em 19/04/2021, às 12h05   Redação Bnews



Cláudia Queda de Toledo, nomeada na última quinta-feira (15) para a presidência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), está sendo acusada de utilizar trechos de outro autor sem os devidos créditos em sua dissertação de mestrado, apresentada em 2008 na PUC-SP. As informações são da coluna de Lauro Jardim, do Globo.

No trabalho intitulado "O ensino jurídico no Brasil e o Estado Democrático de Direito", Cláudia utiliza passagens copiadas integralmente ou com alterações de palavras.

Ainda de acordo com a coluna, na página 43 de sua dissertação, a nova presidente da Capes escreveu a propósito do projeto pedagógico de uma revista publicada oito anos antes da apresentação. 

"Em sentido etimológico, projeto vem do latim, projectu, particípio passado do verbo projicere, que significa lançar para diante. Plano, intento, desígnio. Empresa, empreendimento. Assim, ao se construir um projeto pedagógico, estar-se-á planejando o que se tem intenção de fazer, de realizar, ou ainda, de revelar em seus envolvidos, sejam eles: discentes, docentes, comunidade e sociedade. Na verdade,
realizar um projeto, é antever um futuro diferente do presente."

Rosita Saupe e Elioenai Dornelles Alves publicaram na Revista Latino Americana de Enfermagem o artigo "Contribuição à construção de projetos políticos-pedagógicos na enfermagem".

"No sentido etimológico, o termo projeto vem do latim projectu, particípio passado do verbo projicere, que significa andar para diante. Tem também o sentido de plano, intento, desígnio, empresa, empreendimento (Ferreira, 1975, p. 1144). Ao construirmos os projetos de nossas escolas ou nossos serviços, planejamos o que temos intenção de fazer, de realizar. Lançamo-nos para diante, com base no que temos, buscando o possível. É antever um futuro diferente do presente".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp