Política

Neusa Cadore defende que atitude de Alden 'não deve ficar acobertada pela imunidade parlamentar'

Ascom
Deputado estadual do PSL acusou os parlamentares da oposição, sem apresentar provas, de receberem R$ 1,6 milhão da Prefeitura de Salvador  |   Bnews - Divulgação Ascom

Publicado em 29/04/2021, às 18h19   Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

A deputada estadual Neusa Cadore (PT) defendeu nesta quinta-feira (29) que os ataques feitos por Capitão Alden (PSL) aos parlamentares de oposição da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) não devem ficar "acobertados" pela imunidade parlamentar.

O deputado estadual do PSL acusou os oposicionistas, sem apresentar provas, de receberem R$ 1,6 milhão da Prefeitura de Salvador, comandada por Bruno Reis (DEM).

Nesta quarta-feira (29), a bancada protocolou junto à Presidência da Casa uma representação contra Alden por quebra de decoro.

"Eu acho que é uma coisa muito séria. Uma atitude que não deve ficar acobertada pela imunidade parlamentar [...] Quem tem mandato tem representação em todo o estado, tem que ter mais maturidade, mais respeito pela política. Não pode colocar denúncias levianas", declarou a deputada, que faz parte da base do governo, em entrevista ao BNews.

De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Menezes (PSD), a ação contra Capitão Alden será enviada para a Procuradoria da Casa entre hoje e sexta-feira (30).

Após o exame da Procuradoria, o documento volta para as mãos do presidente, que ainda vai distribuir para os outros integrantes da Mesa Diretora. Depois dessa análise, a representação é enviada ao Conselho de Ética.

Integrante da Mesa Diretora da Casa e suplente do Conselho de Ética, Cadore acredita que o processo não vai acabar sendo "engavetado". "Vai ter o devido exame e debate sobre a matéria, e aí é um colegiado que vai decidir", afirmou.

O Conselho pode emitir um parecer contra ou favorável a uma punição a Alden - que pode chegar até a cassação do mandato parlamentar. 

Alden se defende

Em nota enviada por sua assessoria na terça-feira (27), Capitão Alden afirmou que foi mal interpretado. “Ele estava se referindo às emendas impositivas que os deputados têm direito de indicar para viabilizar ações do mandato e para prefeituras da capital e das outras 416 cidades da Bahia”, afirmou a assessoria do deputado. 

O comunicado diz ainda que Alden não tem “essas vantagens que os demais têm” por ser um parlamentar que faz oposição ao Governo do Estado e afirma que no vídeo não há intenção de sugerir “qualquer interpretação de propina ou situação do gênero”. 

“Não houve em nenhum momento a intenção de denunciar qualquer situação. Até porque quando existe esta intenção o parlamentar aciona os órgãos oficiais competentes, a exemplo, do escândalo dos respiradores que nunca chegaram”.

O deputado estadual do PSL ainda declarou ser preterido e alvo de injustiças por não apoiar a gestão de Rui Costa (PT).

“Ser um exército de um homem só não é fácil, mas se não tenho o apoio de meus pares, o povo será meu apoio necessário”, disse.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp