Política

Expulsão de Maia do DEM após ataque a ACM Neto não livrará cassação do mandato, avalia deputado baiano

Arquivo BNews
Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 15/05/2021, às 09h41   Pedro Vilas Boas


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal Arthur Maia (DEM) acredita que as constantes críticas ácidas do correligionário Rodrigo Maia (RJ) ao presidente do partido, ACM Neto, é proposital, para causa expulsão e conseguir trocar de partido. Porém, o baiano alerta que ainda assim a cassação do mandato pode acontecer.

“Isso não vai impedir a cassação dele. Obviamente, ele tá forçando a expulsão. Isso é a mesma coisa de tá pedindo pra sair”, opinou Maia, em entrevista ao BNews neste sábado (15).

Porém, há casos de parlamentares que foram expulsos e não perderam mandato. Em 2019, o deputado federal Alexandre Frota foi mandado embora do PSL. Depois, se filiou ao PSDB. O político também pode trocar de partido se atestar um motivo para justa causa.

Na sexta-feira (14), Rodrigo Maia e ACM Neto protagonizaram um novo embate público. Após o ex-prefeito de Salvador criticar o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), pela ida do vice Rodrigo Garcia do Democratas aos tucanos, Maia chamou Neto de oportunista.

Sobre o conflito com Doria, Arthur Maia diz que é uma desavença isolado, que não incluiu a relação com o PSDB.

“O próprio PSDB tem problema com o Doria. Há algum tempo ele tem essa ideia de que a gente [DEM] tinha que declarar apoio a ele [à Presidência]. Nem o partido dele declarou apoio a ele”, completou o deputado baiano.

Sobre a briga, ACM Neto afirmou ao BNews que preferiu não responder aos ataques feitos contra ele pelo deputado federal carioca nas redes sociais. “Não vou me reduzir a isso. Não vou baixar ao nível dele”, declarou. 

Nas redes sociais, a fala de Maia foi vista como xenofobia. “Um preconceito com a Bahia que eu tanto amo”, arrematou ACM Neto. 

Leia mais: 

ACM Neto chama Doria de despreparado após filiação de Rodrigo Garcia ao PSDB; Maia fala em oportunismo do ex-prefeito

Bancada do Democratas pede expulsão de Rodrigo Maia

DEM não tem disposição de discutir 2022 com Doria, diz ACM Neto

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp