Política

Articulação para manutenção do REIQ viabiliza palanque para Neto na RMS, avalia Geraldo Jr

Vagner Souza/BNews
Revogação do regime comprometeria cerca de 30 mil empregos na Bahia, afetando principalmente a cidade de Camaçari, segundo estimativas  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 18/06/2021, às 17h46   Nilson Marinho e Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

A articulação pela derrubada da Medida Provisória (MP) 1.034/2021 editada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que prevê a revogação do Regime Especial da Indústria Química (Reiq), pode viabilizar palanque na Região Metropolitana de Salvador (RMS) para o ex-prefeito ACM Neto (DEM), que mira o governo do estado em 2022.

A avaliação foi feita pelo presidente da Câmara Municipal, Geraldo Júnior (MDB), em entrevista ao BNews nesta sexta-feira (18).

"Camaçari é um polo da vida política de extrema importância, que tem um reflexo na Região Metropolitana, mas que com certeza tem um reflexo na capital e no cenário da Bahia. O ex-prefeito ACM Neto, pré-candidato ao governo do estado, tem buscado figuras da política de forma regionalizada para ter a representação, e Júnior Borges é uma dessas forças aqui junto ao prefeito Elinaldo [Araújo, também do DEM]", avaliou o presidente da Câmara de Salvador, ao ser questionado sobre a importância de Camaçari na corrida pelo Palácio de Ondina.

A anulação do regime, criado em 2013 com a intenção de equilibrar a competitividade do setor químico brasileiro em relação ao mercado internacional, comprometeria cerca de 30 mil empregos na Bahia, afetando principalmente a cidade de Camaçari, segundo estimativas.

De acordo com o presidente da Câmara de Camaçari, Júnior Borges (DEM), o relator da MP no Senado Federal, Ciro Nogueira (PT), afirmou em reunião que a Casa vai derrubar a medida e o Reiq terá vigência de mais quatro anos.

Durante a semana, o correligionário de Neto se encontrou em Brasília com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), e com o ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), além de Nogueira, para tratar da revogação.

Geraldo Júnior também participou da agenda. O ex-prefeito de Salvador e também presidente nacional do Democratas esteve na reunião com Pacheco.

"Com certeza, ao nosso lado, ao meu lado, ao lado de ACM Neto, de Bruno Reis (DEM), nós teremos a possibilidade de construir um novo modelo político para nossa cidade e para o nosso Estado. Mas com certeza a representação dessas duas figuras e ícones políticos da Região Metropolitana, mas eu falo especificamente aqui de Camaçari, como Júnior Borges e Elinaldo, com certeza fazem a diferença", concluiu Geraldo.

Matéria relacionada

Camaçari: "Revogação do REIQ vai prejudicar a indústria química na Bahia", diz Júnior Borges

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp