Política

"É uma declaração imbecil", diz deputada após vereador evangélico criticar LGBTs

Divulgação
"Um agente público dizer uma coisa como essa, é uma contradição", diz Olívia Santana  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 30/06/2021, às 15h23   Márcio Smith


FacebookTwitterWhatsApp

A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) rebateu as declarações do vereador evangélico Ricardo Almeida (PSC), único a votar a favor da revogação da Lei Teu Nascimento, que prevê punição a estabelecimentos que discriminarem pessoas LGBTQIA+. Em entrevista à rádio Metrópole FM, o edil soteropolitano falou em "escolha pessoal" e "superproteção" do movimento.

"É uma declaração imbecil. Desculpe o termo, mas é porque a gente está vendo tantas coisas bizarras. A população LGBTQIA+ é uma população que tem avançado pelo direito a igualdade. Já enfrentou coisas muito piores no passado e o que tem acontecido hoje é um resultado da organização política deste segmento e de uma maior maturidade da sociedade brasileira, que precisa avançar ainda mais. Um agente público dizer uma coisa como essa, é uma contradição", declarou Olívia, ao BNews,durante evento de anúncio da ampliação da fábrica da Bridgestone, em Camaçari, nesta quarta-feira (30).

"O legislador e a legisladora tem que ter sintonia com a pauta dos direitos humanos, tem que ter sintonia com a pauta do direito de todos. E a população LGBTQIA+ sempre foi uma população violentada no seu direito de existir e se expressar como tal, de acessar empregos, de acessar formação educacional decente sem sofrer bullying", completou a deputada.

(Foto: BNews / Dinaldo Silva)

A revogação da lei, sancionada em 2019 pelo ex-prefeito ACM Neto (DEM), foi inicialmente apresentada pelo vereador Alexandre Aleluia (DEM). O texto chegou a ser aprovado na Comissão de Constituição e Justiça. Contudo, acabou sendo barrado na Comissão de Finanças após o caso ser revelado pelo BNews e ser repudiado por ativistas.

As multas para estabelecimentos que cometam tais crimes variam entre R$ 300 e R$ 4 mil, além da possibilidade de cassação do alvará de estabelecimentos. O texto também estabelece que os  recursos oriundos das multas deverão ser destinados às Políticas Públicas de Cidadania e Direitos de LGBTs na em Salvador.

Impeachment de Bolsonaro
Olívia também teceu críticas ao governo do presidente Jair Bolsonaro, apontando a gestão federal como o "maior estelionato político que aconteceu no Brasil". Ela comentou o escândalo de corrupção da compra de vacinas pelo Ministério da Saúde. 

"O que está sendo revelado apenas confirma o que estamos dizendo. Nós sabíamos desde o primeiro momento que um candidato que elogiava a tortura e votou pelo golpe da ex-presidente Dilma, não havia condição de trazer nenhum benefício para o Brasil", atacou. "É uma coisa cruel, em meio a mais de 500 mil mortos, que o presidente da República prevaricou", finalizou.

Leia também:
Olívia Santana aponta "racismo religioso" em projeto que pode limitar religiões de matriz africana

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp