Política

Senadores da CPI da Pandemia formam núcleos para acelerar investigações; confira

Edilson Rodrigues/Agência Senado
Senadores ainda elaboram relatório final da comissão que irá apontar as eventuais práticas criminosas e os responsáveis.   |   Bnews - Divulgação Edilson Rodrigues/Agência Senado

Publicado em 20/07/2021, às 18h11   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A cúpula da CPI da Pandemia decidiu montar sete grupos de senadores para avançar mais rapidamente com a análise de documentos e informações, além de auxiliar na elaboração do relatório final, que irá apontar as eventuais práticas criminosas e os responsáveis. 

Segundo a CNN, um dos grupos vai investigar exclusivamente supostas irregularidades em hospitais federais do Rio. Um dos focos dessa linha de investigação é buscar conexões do senador Flávio Bolsonaro (Patriota) com a indicação de cargos para estas instituições e outras organizações sociais que atuam na área. Esse núcleo é liderado pelo senador Humberto Costa (PT-PE), com apoio das senadoras Eliziane Gama (CIDADANIA-MA) e Simone Tebet (MDB-MS).

O núcleo de Simone Tebet e Tasso Jereissati (PSDB-CE) tem o objetivo de acelerar a análise das suspeitas de corrupção em contratos de aquisição de imunizantes pelo Ministério da Saúde. Entre os investigados está a Precisa Medicamentos, da Bharat Biotech, que fechou contrato de 20 milhões de doses da vacina indiana Covaxin por R$1,6 bilhão, com indícios de superfaturamento. Vice-presidente da CPI da Covid-19, o senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP), lidera o grupo que investiga a atuação de intermediários na compra de vacinas contra a doença pelo governo.

Já a investigação sobre a VTCLog, companhia que tinha responsabilidade pelo armazenamento, controle e distribuição de todas as vacinas, medicamentos, soros e demais insumos entregues pela União a estados e municípios do país. A empresa é investigada por ter sido contratada como um meio para desviar recursos da Saúde, inclusive durante a pandemia. Esse núcleo é administrado por Eliziane Gama e Alessandro Vieira (CIDADANIA-SE). 

O ex-diretor de logística do Ministério da Saúde, Roberto Ferreira Dias, que é acusado de pedir propina de 1 dólar por dose na compra de vacinas, fez uma série de contatos com a empresa VTCLog. Ao todo, segundo mostram os dados, Dias e Andreia Lima, CEO da VTCLog, realizaram 135 ligações telefônicas entre abril de 2020 e 2021.

O senador Alessandro, Renan Calheiros (MDB-AL), Humberto Costa e Rogério Carvalho (PT-SE), farão parte do núcleo que investigará a disseminação de fake news durante a pandemia pelo Palácio do Planalto e aliados ao presidente Jair Bolsonaro.

O senador Humberto Costa, Alessandro Vieira e Eliziane Gama também lideram o grupo que investigará o incentivo e financiamento, por parte do governo, à utilização de medicamentos sem eficácia comprovada, como cloroquina e hidroxicloroquina, no tratamento da Covid-19. 

Por fim, de acordo com a CNN, o negacionismo do governo federal com relação à Covid-19 também vai ser investigado por Rogério Carvalho e Otto Alencar (PSD-BA).

Leia também:

Bolsonaro sobre CPI da Covid: 'O relatório do Renan pode jogar no lixo'

Documentos da CPI da Covid expõem papel de Guedes no atraso das vacinas

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp