Política

CPI da Covid: Coronel Blanco diz que foi procurado por Dominghetti

Jefferson Rudy/Agência Senado
Bnews - Divulgação Jefferson Rudy/Agência Senado

Publicado em 04/08/2021, às 11h29   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Presente no jantar em que ocorreu o suposto pedido de propina de US$ 1 por dose de vacina em negociação com Luiz Paulo Dominghetti, o tenente-coronel Marcelo Blanco diz que foi procurado pelo policial militar após contato de um homem chamado Odilon.

Segundo ele, Dominghetti naquele momento se apresentou a um representante da multinacional Latin Air Suport, e explicou ao tenente-coronel que a entrega das doses aconteceria de forma direta. Blanco, então, explicou os processos legais e disse ter repassado as informações ao diretor de Logística, Roberto Ferreira Dias, acusado pelo próprio Dominghetti de ter pedido a propina.

"Naquele momento, [Dominghetti] se apresentava como representante da multinacional Latin Air Suport, que seria supostamente representante da Astrazeneca [...] situação muito diferente do que veio se descortinar na sua aparição em 29 de junho de 2021, em que se constatou a situação de cabo da ativa da PM de Minas Gerais e que não representava nenhuma empresa, e que tentou oferecer as mesmas vacinas em diversos municípios, estados e países estrangeiros", disse.

Blanco alega que àquela altura Dominghetti disse que as negociações já iniciaram por meio da Senah, do reverando Amilton Gomes. Ele exibiu uma conversa de Whatsapp com o cabo do dia 9 de fevereiro, sobre a venda de vacinas a empresas privadas. No dia 22, outra mensagem o cabo da PM informa que tinha reunião marcada com a Secretaria-Executiva.

Leia mais:

Quebra de sigilo na CPI expõe contatos de dirigente da Saúde com gabinete paralelo e defensores de tratamento ineficaz

CPI da Covid aprova requerimento que pede afastamento de capitã cloroquina

Quebra de sigilo mostra diálogos de Roberto Dias com empresa investigada na CPI da Covid

Procuradoria abre inquérito civil para investigar denúncia de propina em vacinas na gestão Bolsonaro

CPI da Covid: Representante nega relação com Dominghetti e diz que PM que o procurou para negociar vacinas

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp