Política

Wagner, Roma e Neto correm trecho da capital e interior do Estado em busca de viabilização ao governo em 2022

Divulgação | Vagner Souza / BNews | Reprodução
Bnews - Divulgação Divulgação | Vagner Souza / BNews | Reprodução

Publicado em 27/08/2021, às 08h32   João Brandão


FacebookTwitterWhatsApp

Os virtuais candidatos a governador da Bahia intensificaram nesta semana a agenda no estado para buscar a viabilização da candidatura.

Quem deu “start” na movimentação foi o senador Jaques Wagner, pré-candidato pelo PT, ao utilizar a viagem do ex-presidente Lula a Salvador como parte da sua campanha, desde a última quarta-feira (25). Lula teve intensa agenda em dois dias, conseguiu unir a base em prol de Wagner, e praticamente definiu Otto Alencar na chapa de reeleição ao Senado.

A capital baiana deu ao sucessor de ACM Neto, principal rival dos petistas, 64% dos votos no ano passado. A estratégia é enfraquecer o opositor no seu reduto eleitoral e forçar a divulgação da sua imagem atrelada a de Lula na corrida em 2022.

Já o líder nas pesquisas, ACM Neto, iniciou uma visita ao extremo-sul baiano nesta quinta (26). Passou por Caravelas, Prado, Alcobaça, Teixeira de Freitas e Itamaraju. Levou um grupo de deputados e prefeitos da região. 

Das cinco cidades visitadas, dois são prefeitos da base: os médicos Marcelo Belitardo (Teixeira de Freitas, do DEM) e Marcelo Angenica (Itamaraju, do PSDB). Populacionalmente são os maiores municípios visitados.

Possível candidato do presidente Jair Bolsonaro ao Palácio de Ondina, o ministro da Cidadania, João Roma, trouxe a ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, para uma série de visitas em Porto Seguro, Eunapólis e Vitória da Conquista.

O ministro tenta tirar votos em cidades-chave de ACM Neto, como Conquista e Eunápolis, onde as duas gestoras são do Democratas. Em Porto Seguro, terra de Jânio Natal, a situação é mais cômoda para o deputado licenciado. O prefeito é ligado a Bolsonaro e tende a apoiá-lo.

Dos três possíveis postulantes, apenas Wagner declarou publicamente que é pré-candidato ao governo, apesar de João Leão, do PP, ainda resistir à ideia. Neto pretende ainda este ano definir sua pré-candidatura. Já Roma espera um aceno maior de Bolsonaro, e diz que está muito cedo para pensar em eleições, mas já admitiu desejo de ser candidato.

Leia mais:

Em reunião, partidos da base se comprometem a “tentar ampliar” votação de Lula na Bahia, diz presidente do PT

Gleisi Hoffmann diz acreditar que PT mantenha grupo político em 2022 na Bahia 

João Leão diz que conversou com Lula sobre eleições, mas pondera: 'Nada acertado'

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp