Política

Sabatina de Nelson Pelegrino na AL-BA deve ocorrer até a próxima quarta

Fernando Vivas/Secom
Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia é o próximo passo para o deputado federal licenciado rumo à provável posse no Tribunal de Contas  |   Bnews - Divulgação Fernando Vivas/Secom

Publicado em 01/09/2021, às 17h37   Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

Próximo passo rumo à provável posse no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), a sabatina do deputado federal licenciado Nelson Pelegrino (PT-BA) na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) deve acontecer até a próxima quarta-feira (8).

A informação foi confirmada ao BNews pelo presidente da CCJ da Casa, deputado Marcelino Galo (PT). De acordo com o parlamentar, a ideia é que a sabatina seja marcada para segunda-feira (6), "no mais tardar, quarta" já que terça (7) é feriado.

Leia mais: Presidente da AL-BA publica indicação de Pelegrino ao TCM: 'Preenche todos os requisitos constitucionais'

A definição deve sair ainda hoje, após reunião entre o titular da comissão e o presidente da Alba, Adolfo Menezes (PSD).

"Eu vou conversar com o presidente da Assembleia hoje, pra cumprir todo o regimento, e vamos fazer a convocação extraordinária", afirmou Galo.

'Disputa'

Para assumir a cadeira no TCM, Pelegrino terá de ser aprovado na CCJ após a sabatina e, posteriormente, pelo plenário da Assembleia Legislativa. O então secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, no entanto, não deve ter problemas para ser aclamado.

O caminho do petista para o Tribunal de Contas já está pavimentado, após boa parte das bancadas da Casa, inclusive a da oposição, indicar apoio ao seu nome

Apesar disso, fontes apontam que o deputado Fabrício Falcão (PCdoB) não jogou a "toalha" e mantém sua candidatura.

"Todo pleito que tem é legitimo. Mas tem que criar as condições políticas. Nelson Pelegrino está indo com o aval do governador, do presidente da Alba, do PT, da base aliada... Hoje já tem quase um consenso, uma maioria na Casa aprova [...] O deputado [Fabrício Falcão], claro, é um deputado importante. Mas a vez de cada um chega. Eu acredito que essa vez seja de Pelegrino", avalia Marcelino.

Leia também:

AL-BA é oficializada sobre vaga no TCM; Pelegrino deve ocupar cadeira

Confiante com indicação ao TCM, Pelegrino diz que tem "experiência" para o cargo

Telefonema de Jaques Wagner para aliados selou ida de Pelegrino ao TCM

PSD fecha questão e apoia nome de Pelegrino para vaga do TCM

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp