Política

Marinha impõe sigilo de 5 anos a operação marcada por desfile de tanques no Planalto

Reprodução/Pedro França/Agência Senado
Desfile de blindados pela Praça dos Três Poderes aconteceu no último dia 10 de agosto, quando a Câmara dos Deputados  analisou - e derrubou - a proposta de voto impresso.  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Pedro França/Agência Senado

Publicado em 05/09/2021, às 11h47   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Marinha decidiu impor um sigilo de cinco anos aos documentos que basearam a Operação Formosa, que incluiu um desfile inédito de tanques em frente ao Palácio do Planalto para entregar um convite da demonstração operativa ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

As informações são do colunista Guilherme Amado, do site Metrópoles, neste domingo (5). O desfile de blindados pela Praça dos Três Poderes aconteceu no último dia 10 de agosto, quando a Câmara dos Deputados  analisou - e derrubou - a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do voto impresso.

Em resposta a um pedido feito pela publicação, via Lei de Acesso à Informação, o Comando da Marinha rejeitou compartilhar qualquer documento relacionado à operação antes do término de um sigilo de meia década. 

Segundo a Marinha, o período é necessário para não “prejudicar ou causar risco a planos ou operações estratégicas das Forças Armadas”. Ao menos 2,5 mil agentes participaram do treinamento militar, que contou com 150 veículos.

Notícias Relacionadas

Desfile militar em dia do voto impresso dura 10 minutos e tem Bolsonaro no alto da rampa do Planalto

"Trágica coincidência", diz Lira sobre desfile militar no dia da votação sobre voto impresso

Bolsonaro tentou desfile com blindados em março, mas comandante do Exército vetou

Militares farão desfile de blindados por Brasília em meio a declarações golpistas de Bolsonaro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp