Política

Caminhoneiros bolsonaristas dizem que só destravam estradas com avanço de pauta anti-STF

Arquivo Pessoal
Bolsonaro recuou dos ataques contra instituições dos últimos dias em uma nota à nação  |   Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal

Publicado em 09/09/2021, às 17h01   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O grupo de caminhoneiros que esteve com o presidente Jair Bolsonaro, nesta quinta-feira (9), declararam que só vão liberar as rodovias se avançar a pauta anti-STF (Supremo Tribunal Federal). A informação é do jornal Folha de São Paulo.

Dois caminhoneiros que se identificaram como Francisco Dalmora Burgardt, o "Chicão caminhoneiro", e Cleomar Araujo negaram que Bolsonaro tenha pedido o fim das manifestações. O presidente, no entanto, divulgou áudio na quarta-feira (8) pedindo que caminhoneiros alinhados ao governo liberem as rodovias bloqueadas. 

"Fala para os caminhoneiros aí que [eles] são nossos aliados, mas esses bloqueios aí atrapalham a nossa economia. Isso provoca desabastecimento, inflação, prejudica todo mundo, em especial os mais pobres. Então, dá um toque nos caras aí, se for possível, para liberar, tá ok? Para a gente seguir a normalidade", disse Bolsonaro.

Questionados sobre quando encerram as manifestações, Burgardt condiciou a retirada dos caminhões das estradas a uma reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), para tratar da atuação do Supremo.

Em nota, a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) manifestou "total repúdio" às paralisações. "Trata-se de movimento de natureza política e dissociado até mesmo das bandeiras e reivindicações da própria categoria, tanto que não tem o apoio da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos”, explicou a entidade.

O presidente Jair Bolsonaro recuou dos ataques contra instituições dos últimos dias em uma nota à nação, nesta quinta. Segundo o texto, "as pessoas que exercem o poder, não têm o direito de 'esticar a corda', a ponto de prejudicar a vida dos brasileiros e sua economia".

Leia também:

Manifestantes liberais de Salvador vão estender faixa contra Bolsonaro no dia 12

PT de Salvador critica "Fora Bolsonaro" convocado por liberais

Em vídeo, vice-governador João Leão rechaça paralisação de caminhoneiros

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp