Política

Rui Costa diz que ataques de Bolsonaro uniram "politicamente responsáveis"

Camila Souza/GOV-BA
Bnews - Divulgação Camila Souza/GOV-BA

Publicado em 09/09/2021, às 22h47   Pedro Vilas Boas


FacebookTwitterWhatsApp

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), escreveu nas redes sociais, nesta quinta-feira (9), que os recentes ataques do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à democracia uniram os "politicamente responsáveis".

"Essas falas desastrosas do presidente causaram tanta indignação que terminaram unindo as pessoas politicamente responsáveis, que lutam pela pacificação e lutam, principalmente, pela defesa das instituições democráticas de direito".

Em discurso na Avenida Paulista, durante manifestação pró-governo no 7 de Setembro, Bolsonaro chamou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de "canalha" e disse que não iria cumprir decisões judiciais do ministro. Ele também disse que as eleições são uma farsa.

Em outro momento do texto, Rui Costa diz que não quer analisar como as instituições reagiram aos ataques de Bolsonaro, mas afirma que houve reação combativa ao presidente. "De uma forma geral, as instituições e a sociedade reagiram com indignação e receio. O mais importante de tudo é que reagiram mostrando que querem democracia, que não temem golpe e vão lutar pela liberdade".

"Declaração à Nação"

Nesta quinta, Bolsonaro divulgou uma "Declaração à Nação" - como intitulou - em que recua das críticas a Moraes. "Em que pesem suas qualidades como jurista e professor, existem naturais divergências em algumas decisões do Ministro Alexandre de Moraes", minimizou.

De acordo com a coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo, Bolsonaro e Moraes vão se reunir após os ataques do mandatário ao magistrado. Eles conversaram por telefone na tarde desta quinta.

Manifestações

No próximo domingo (12) estão marcadas manifestações pelo país contra o presidente Jair Bolsonaro. Os atos estão sendo organizados por grupos de direita, como Movimento Brasil Livre (MBL) e Vem Pra Rua, mas vão contar também com lideranças da esquerda.

Seis das principais centrais sindicais do país confirmaram presença na manifestação na Avenida Paulista. Presidenciáveis, como Ciro Gomes (PDT) e Luiz Henrique Mandetta (DEM), também confirmaram presença.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp