Política

Vereadores de oposição cobram mais "transparência" em projeto sobre incentivos fiscais de Salvador

Divulgação
Marta Rodrigues diz que pairam “muitas dúvidas” sobre o projeto  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 21/09/2021, às 17h57   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Vereadores de oposição cobraram mais "transparência" na tramitação do Projeto de Lei que Institui o Programa de Retomada do Setor Cultural do Município de Salvador (PROCULTURA Salvador). Nesta terça-feira (21), a secretária da Fazenda de Salvador, Giovanna Victer, foi até a Câmara Municipal explicar pontos do texto.

Para Marta Rodrigues (PT), líder do bloco de oposição, pairam “muitas dúvidas” sobre o projeto, a exemplo do impacto nas contas municipais em razão da redução do ISS. A líder da oposição observou que não existe nitidez do projeto com relação ao IPTU e o setor cultural. 

O vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) afirmou que o “projeto é insuficiente para atender aos anseios da sociedade, sobretudo na questão do IPTU e na correção dos Valores Unitários Padrão (VUP)”.

A falta de anexos na Mensagem nº 20/2021 foi apontada pela vereadora Laina Crisóstomo (PSOL). “É preciso transparência”, afirmou a integrante do mandato coletivo Pretas Por Salvador. Já a vereadora Maria Marighella (PT) observou que o projeto é de estímulo fiscal e não de cultura. “Não podemos substituir evento por cultura, que é muito complexo”, destacou.

Na avaliação do vereador Edvaldo Brito (PSD), o momento mostra a importância do Legislativo Municipal na elaboração da lei que trata de tributos que vão incidir na sociedade. Ele afirmou que vai apresentar emenda no sentido de preservar os interesses do cidadão no quesito isenção.

Para o vereador Sílvio Humberto (PSB), "as distorções no IPTU têm que ser resolvidas". Ele também apontou para a diferenciação entre cultura e entretenimento.

Os questionamentos foram respondidos pela secretária Giovanna. Ela afirmou que “tem convergências de propósitos com relação ao IPTU” e disse ainda que o prefeito está aberto ao diálogo e que todas as emendas serão analisadas.

Vereadores do governo, contudo, defenderam a importância do projeto para a retomada da economia de Salvador.

Leia também:

Aumento do óleo diesel contribui para suspensão do Domingo é Meia, argumenta Bruno Reis

Bruno Reis envia para Câmara projeto que cria espécie de 'banco público' em Salvador

Sefaz apresenta a vereadores incentivos para retomada do setor de eventos em Salvador

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp