Política

ACM Neto diz que veto a coligações partidárias é ‘excelente para o Brasil’

Dinaldo Silva/BNews
Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 23/09/2021, às 19h53   Maiara Lopes e Lara Curcino


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente nacional do DEM, ACM Neto, avaliou como “excelente para o Brasil”, nesta quinta-feira (23), o veto à volta das coligações partidárias, decidido no dia anterior pelo Senado, durante a aprovação da reforma eleitoral. 

O DEM negocia atualmente uma fusão com o PSL. Ainda de acordo com o ex-prefeito de Salvador, o acordo já está “bastante concreto”. 

Leia mais:
Planalto tenta impedir fusão entre DEM e PSL
Número do DEM deve ser mantido após fusão com o PSL; identidade ainda é debatida

“Todo mundo estava esperando essa decisão do Senado, que foi excelente, o Brasil precisa disso. Nós há pouco falamos sobre a hipótese de fusão do Democratas com o PSL, que já é algo bastante concreto. Vocês vão ver que esse processo pós-2022 de diminuição do número de partidos no país vai acontecer. Nós estamos tendo a oportunidade de nos anteciparmos a esse processo, que vai ser inevitável. A gente aposta que, fazendo na frente, isso vai ter um impacto muito grande nesse tabuleiro político nacional, talvez o fato mais relevante antes das eleições de 2022”, afirmou ele, durante cerimônia de entrega do Museu da Música da Bahia, em Salvador.

Ainda sobre a fusão, Neto disse que "será inevitável um movimento de migração de parlamentares" após a união dos dois partidos e que a janela para novos integrantes será aberta em março.

“É claro que nós temos um mapa já desenhado, nós já temos previsões de com quem nós vamos conversar e com quem nós não vamos conversar. A nossa expectativa é de que, a partir da criação deste novo partido, tenhamos primeiro somente a janela de saída, sobretudo dos parlamentares que não trarão identidade e não tenham afinidade com a nova legenda. Em março vamos abrir a janela para a vinda de novos parlamentares.”

Leia também: 
Bruno Reis confirma retorno de aulas presenciais nas escolas municipais para segunda-feira (24)
TCM-BA decide representar prefeito de São Felipe ao Ministério Público da Bahia

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp