Política

Domingo é Meia: Vereadores da base e oposição cobram retomada de projeto

Divulgação
Prefeitura de Salvador suspendeu a iniciativa no dia 12 de março deste ano  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 05/10/2021, às 16h41   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

Vereadores de Salvador voltaram a pressionar a Prefeitura para que seja retomado o programa "Domingo é Meia", em Salvador. O projeto, que entrou em vigor em 2013 ainda na gestão do ex-prefeito ACM Neto, garante a metade do valor da passagem de ônibus aos domingos. A gestão de Bruno Reis (DEM) suspendeu a iniciativa no dia 12 de março deste ano, com o objetivo de inibir a circulação de pessoas no município, visando à redução do número de casos da Covid-19. O projeto, contudo, ainda não voltou.

Leia também:

O vereador Dr. José Antonio (PTB), integrante da base aliada , apresentou indicação ao prefeito para que o programa retone com a retomada gradual das atividades econômicas, educacionais, culturais e das demais esferas, devido à queda expressiva no número de casos da Covid-19 e o avanço da vacinação no município de Salvador.

"Precisamos considerar o impacto financeiro no orçamento dos soteropolitanos, em especial, em razão da perda de renda mensal em decorrência da pandemia. A população já está enfrentando um aumento significativo nos preços dos alimentos, combustíveis, a falta de emprego, deve contar com o retorno do Domingo é Meia", declarou o petebista.

Leia também:

A oposição também cobra a retomada. A líder da bancada, vereadora Marta Rodrigues (PT), acusou o prefeito de tentar, nas palavras dela, "ludibriar" a população ao afimrar que o retorno só pode acontecer com o retorno do número de passageiros anterior a pandemia sob a justificativa de que as empresas estão tendo "prejuízos" com a baixa circulação.  A edil lembra que em março deste ano, quando o programa foi suspenso pela prefeitura, a gestão afirmou que a suspensão era para diminuir a circulação de passageiros tendo em vista a alta taxa de transmissão da Covid-19 naquele período. 

"O Domingo é Meia deve ser visto como um direito. Agora que boa parte da população está vacinada, que a taxa de ocupação de leitos está baixa, ele mantém a suspensão com uma justificativa totalmente diferente da que apresentou, defendendo apenas os interesses das empresas num momento de enorme dificuldade econômica para a população soteropolitana, em sua maioria pobre e usuária do sistema, que sofreu uma diminuição drástica na geração de renda.  Ele retira a meia passagem aos domingos, permanece com um sistema completamente precarizado e ainda sinaliza aumentar a tarifa, que já é uma das mais caras do país", alfinetou a petista.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp