Política

Ministros do STF descartam plano da CPI para driblar possível omissão da PGR sobre denúncias contra Bolsonaro

Reprodução/Roberto Stuckert Filho
Em conversa com senadores na última quinta-feira (28), os integrantes da corte observaram que a jurisprudência estabelecida não deixa margem para o plano traçado pelos parlamentares para levar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a julgamento  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Roberto Stuckert Filho

Publicado em 29/10/2021, às 11h15   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) disseram a integrantes da CPI da Pandemia que um eventual arquivamento das providências pedidas no relatório final da comissão, por decisão do procurador-geral da República, Augusto Aras, será definitivo. 

De acordo com informações do jornal O Estado de São Paulo, em conversa com senadores na última quinta-feira (28), os integrantes da corte observaram que a jurisprudência estabelecida não deixa margem para o plano traçado pelos parlamentares para levar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a julgamento.

A cúpula da CPI estudava propor uma ação penal subsidiária da pública para driblar uma possível omissão do procurador-geral ou um arquivamento das denúncias. Na prática, a medida levaria as acusações diretamente ao Supremo. No entanto, ministros da Corte destacaram que a ação só é pertinente na primeira hipótese.

No entendimento da comissão, a Procuradoria-Geral da República deve se manifestar dentro de 30 dias para que a omissão não fique caracterizada. Eles se baseiam em lei que dispõe sobre procedimentos do Ministério Público a partir de CPIs.

A posição foi apresentada aos senadores pelos ministros Luiz Fux e Alexandre de Moraes, do STF. Os parlamentares estão percorrendo tribunais para, simbolicamente, entregar cópias do relatório final da CPI.

Leia Também

Presidente do DEM diz que se reconciliou com Rodrigo Maia: 'Preferi ficar com os 19 anos de amizade'

Vídeo: Átila do Congo deixa protesto de motoristas de aplicativo após gritos de "fora" e vaias

Blogueiro tinha moradia em Brasília paga por Eduardo Bolsonaro, apontam mensagens

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp