Política

Jornalistas são agredidos em novo passeio de Bolsonaro por Roma; entenda

Reprodução/Alan Santos/PR
Membros da assessoria de imprensa acompanharam a caminhada e, em nenhum momento, intercederam para ajudar os jornalistas  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Alan Santos/PR

Publicado em 31/10/2021, às 15h19   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O terceiro passeio de Jair Bolsonaro (sem partido) pelas ruas de Roma, onde acontece o encontro da cúpula do G20, foi marcado pela violência de policiais brasileiros e italianos contra jornalistas. 

De acordo com o colunista Jamil Chade, do portal UOL, nesta domingo (31), o presidente decidiu encontrar com apoiadores em uma rua atrás da embaixada do Brasil - onde está hospedado. O presidente discursou e fez fotos com os apoiadores sempre sem máscara.

Contudo, segundo o colunista, o episódio de violência começou antes da aparição presidencial, quando a repórter da Folha de São Paulo deu um passo na direção de onde o presidente sairia e um policial a empurrou com força. 

Antes, uma produtora da Rede Globo foi intimidada por populares. Após o discurso, Bolsonaro indicou que sairia para caminhar. E, neste momento, diversos jornalistas passaram a ser empurrados e agredidos pelos seguranças que o acompanhavam.

Poucos minutos depois de Bolsonaro deixar a embaixada, a equipe da GloboNews foi agredida por policiais italianos, enquanto um deles levou um dos jornalistas com violência até o encostar em um carro. 

Os apoiadores de Bolsonaro, por sua vez, eram autorizados a ficar mais perto do presidente.

Quando a reportagem do portal UOL foi filmar a violência contra os jornalistas da GloboNews e tentar identificar o policial que cometeu a agressão, o segurança empurrou, agarrou o braço para torcê-lo e levou o celular. 

Instantes depois, jogou num dos cantos da rua. Diante da confusão que se estabelecia, Bolsonaro abortou o passeio menos de dez minutos depois, e retornou para a embaixada.

O colunista conta que perguntou a Bolsonaro por qual motivo ele não iria para a Cúpula do Clima, em Glasgow, que teve início neste domingo. "Não te devo satisfação", respondeu o presidente. Nenhum dos policiais aceitou explicar se eram segurança da embaixada, privados ou do estado italiano. 

Ainda segundo a publicação, membros da assessoria de imprensa acompanharam a caminhada e, em nenhum momento, intercederam para ajudar os jornalistas. Assista:

Leia Também

Vídeo: Bolsonaro é fortemente vaiado na Itália e reage; assista

Bolsonaro planeja encontro com Matteo Salvini, líder da ultradireita italiana

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp