Política

PF e Ministério Público agora escondem nome da Lava Jato até em fase da operação

Divulgação, PF
Bnews - Divulgação Divulgação, PF

Publicado em 01/11/2021, às 07h40   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Após uma série de desgastes na imagem pública, a Polícia Federal e o Ministério Público agora oculta o nome Lava Jato das operações, segundo o jornal Folha de S. Paulo.

Pela primeira vez em mais de sete anos, as autoridades do Paraná deflagraram na última semana mandados de busca e apreensão ligados ao esquema de corrupção na Petrobras, mas não a chamaram nem de "fase" nem de "Lava Jato".

"A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (21/10), a Operação Laissez Faire, Laissez Passer. Cerca de 10 policiais federais cumprem em Niterói/RJ dois mandados de busca e apreensão expedidos pela 13ª Vara da Justiça Federal em Curitiba/PR no bojo do complexo de investigações que apuram crimes contra a Petrobras", disse a nota de divulgação da PF à imprensa.

Os documentos da operação, porém, mencionam claramente que a Laissez Faire, Laissez Passer é a "OP. LJ. 82". Ou seja, a 82ª fase da Operação Lava Jato. Já os documentos do Ministério Público Federal apontaram que quem trabalhava naquele caso era o "grupo de trabalho Lava Jato". 

A Procuradoria no Paraná atribui a nova nomenclatura a critérios de ligação com o núcleo originalmente alvo da operação —diferenciação que não existia anteriormente. "O nome Operação Lava Jato continua a ser colocado quando a investigação é desdobramento do caso originário. Nas operações mais recentes, tem se evitado usar o antigo nome tendo em vista que o caso agora está sendo trabalhado por cinco ofícios [o equivalente a vara], sendo um deles o do procurador natural no Paraná."

Leia Também

Bolsonaro sanciona projeto que abranda Lei de Improbidade

Notícia-crime sobre live em que Bolsonaro associa vacina contra Covid a Aids vai para a PGR

TSE retoma julgamento que pode cassar a chapa Bolsonaro-Mourão

CNJ arquiva procedimento de empresa para reverter rescisão de contrato com TJ-BA

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tagsbnews