Política

Para Doria, conflitos internos decorrentes das prévias do PSDB fazem 'parte do jogo'

Dinaldo Silva / BNews
"O PSDB sairá vitorioso das prévias, fortalecido, com o nome que for vencedor. Não teremos perdedores", garantiu em passagem pela capital baiana no último sábado (6)  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva / BNews

Publicado em 07/11/2021, às 08h00   Pedro Vilas Boas e Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

Um dos três nomes na disputa pelo posto de presidenciável pelo PSDB, o governador de São Paulo, João Doria, avalia os conflitos internos decorrentes da realização das prévias do partido como algo que "faz parte do jogo".

Em ação interpretada como um revés imposto a Doria, a Comissão das Prévias do PSDB recomendou, no início de novembro, a exclusão de 92 prefeitos e vices paulistas da lista de eleitores que poderão participar do processo que escolherá o candidato tucano em 2022.

"Vejo isso com muita tranquilidade", disse o governador, sobre o assunto, no último sábado (6). Durante sua passagem pela capital baiana, Doria minimizou o episódio, dizendo que o PSDB tem mais de 1200 prefeitos habilitados a participar das prévias do próximo dia 21 - além de um milhão e quatrocentos filiados que também poderão se cadastrar e participar. 

Ele também reforçou que sua relação com os concorrentes internos - Eduardo Leite e Arthur Virgílio, governador do Rio Grande do Sul e ex-prefeito de Manaus, respectivamente - são "fluidas, boas e proveitosas". O trio já se reuniu para um debate e outros três eventos do tipo ainda devem acontecer até a conclusão do sufrágio interno.  

"A vitória das prévias é pelo voto, e pelo voto que teremos a apuração final e a identificação daquele que será o vencedor", afirmou. Apoiadores do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, acusavam Doria de tentar fraudar as prévias, e diziam que a data de filiação de 51 prefeitos e 49 vice-prefeitos paulistas haviam sido adulteradas. 

Leite - que admite ter votado no presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no segundo turno das eleições de 2018 -, pessoalmente, chegou a relembrar o passado bolsonarista de Doria - a dobradinha "BolsoDoria" - para sugerir que o colega de partido estava adotando uma postura autoritária ao se negar a participar dos debates relativos às prévias da legenda.

Após dizer que não iria ao evento promovido pelos jornais O Globo e Valor Econômico, Doria acabou reavaliando sua decisão e participando. "As prévias engrandecem, fortalece, enobrece os candidatos que estão disputando. O PSDB sairá vitorioso das prévias, fortalecido, com o nome que for vencedor. Não teremos perdedores", garantiu. 

"Aqueles que não forem escolhidos serão integradores do exército do PSDB, que será o exército do Brasil para compor a ‘Terceira Via’", continuou. Assim, Doria avalia que, apesar das intercorrências, o partido sairá fortalecido dos conflitos decorrentes das prévias. 

"Digo a você com a experiência de quem já disputou duas prévias. [...] Não foram prévias tranquilas, por assim dizer. Tivemos caneladas, tivemos arranhões. Mas saímos não só vivos, como fortalecidos. Ganhamos as eleições em 2016 e 2018", recordou. 

Ele também falou em união com os partidos que irão compor com o PSDB na Bahia para eleger o próximo governador do Estado - bem como deputados federais e estaduais. Doria esteve na Bahia após passar pelo estado do Ceará. Anteriormente, o PSDB baiano anunciou apoio à pré-candidatura do governador do Rio Grande do Sul nas prévias. 

Leia Também

Visita de Doria é sinal de que a Bahia é importante para o PSDB, avalia Paulo Câmara

Com PSDB da Bahia pró-Leite, Imbassahy diz que desembarque de Doria no estado 'é demonstração de carinho'

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp