Política

Mascarenhas: “o gerente” de Neto

Imagem Mascarenhas: “o gerente” de Neto
Chefe da Casa Civil tem a missão de acompanhar outros secretários e coordenar projetos especiais  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 07/01/2013, às 19h34   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)



O chefe da Casa Civil da prefeitura de Salvador, Albérico Mascarenhas, explicou que irá coordenar os projetos especiais, além de ter entre as atribuições determinadas pelo prefeito ACM Neto (DEM) a de acompanhar o cumprimento de metas estabelecidas para o primeiro e segunda escalão da nova gestão municipal.

Em entrevista concedida à Tribuna da Bahia divulgada nesta segunda-feira (7), Mascarenhas revelou moldou a nova face da Casa Civil. Para dar conta da coordenação de projetos, busca de recursos e fiscalização, a pasta deixa de cumprir o papel político exercido durante os oito anos de gestão João Henrique.

“Nós vamos sentar com cada secretaria, cada secretaria vai ser uma coordenação de planejamento estratégico. Nós vamos definir com cada secretário, em função do que existe hoje e qual a meta para os próximos quatro anos. Um objetivo final vai ser definido pelo prefeito e nós vamos, estabelecido isso, ver as condições necessárias para que essas metas sejam alcançadas”, declarou ao impresso local.

Entre as prioridades estabelecidas por ACM Neto estão a requalificação da orla, a limpeza da cidade3, a melhoria da iluminação pública, além de ações emergenciais para o trânsito, onde se incluem as medidas de tapa-buracos.

Mascarenhas reconhece que os 39 decretos publicados pelo prefeito no primeiro dia de mandato já mostram a disposição da administração de enfrentar desafios que podem causar, no primeiro momento, respostas negativas por parte de setores da sociedade soteropolitana.

“Nessa primeira fase, na verdade, nesses primeiros dias de governo, nós estamos primeiro tomando pé das coisas e m ao mesmo tempo, estamos pulando na bicicleta com ela andando e tem que continuar pedalando, porque a cidade não pode parar. E, ao mesmo tempo, a gente precisa tomar conhecimento do que tem. Encontramos, por exemplo, uma deficiência muito grande na estrutura da prefeitura. Além dos problemas que a gente já tem na cidade, de limpeza, de iluminação, de buracos, a gente vê também estrutura em alguns órgãos muito deficiente”.

Sobre a relação com o governo estadual, Mascarenhas pensa que os sinais dados por Jaques Wagner (PT) demonstram que haverá “liga”. “O governador já deu demonstrações disso, colocou a equipe para trabalhar conjuntamente, na próxima semana já devo estar agendando uma reunião para tratar dos projetos estruturantes que serão feitos em conjunto com a cidade, com a prefeitura e o estado. Conheço muitos dos dirigentes do governo estadual, tenho excelentes relações com eles. Eu acho que temos a expectativa de que essa relação será muito positiva”.

Para o chefe da Casa Civil, a gestão de Neto será marcada pela transparência e a qualidade do gasto público. “Isso vai ser uma marca importante que o prefeito tem colocado, o foco no cidadão, primeiro lugar, é o objetivo da gestão atender o cidadão, melhorando o serviço público. Isso é uma coisa que o prefeito tem colocado com muita clareza, então acho que essa expectativa é a melhor possível”.

Matéria originalmente publicada às 11h08 do dia 07/01.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp