Política

Seplan envia nota de esclarecimento sobre Fiplan

Imagem Seplan envia nota de esclarecimento sobre Fiplan
Sistema de acompanhamento de gastos públicos está disponível, conforme secretariada  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 27/02/2013, às 20h17   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Governo respondeu às críticas sobre Sistema de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado da Bahia. Em nota enviada pela assessoria de imprensa da secretaria do Planejamento, os responsáveis afirmam que o mecanismo está em plena utilização desde o início do mês.

Confira:

As secretarias estaduais da Fazenda (Sefaz) e do Planejamento (Seplan) esclarecem que o Sistema de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado da Bahia (Fiplan) encontra-se em plena utilização desde o dia 04 de fevereiro do presente ano, sendo disponibilizado a todas as unidades orçamentárias do estado, inclusive aos demais poderes, para realizarem a execução orçamentária e financeira de 2013 e os pagamentos de Restos a Pagar na nova ferramenta.

Como é normal na implantação de um sistema desse porte, têm acontecido problemas pontuais cuja solução é buscada imediatamente. Por outro lado, os usuários ainda estão se adaptando ao novo sistema, o que torna um pouco lenta a execução.

Nestes primeiros 13 dias úteis de utilização do sistema, houve uma grande procura das unidades nos quesitos senha e perfil de acesso, pois o Fiplan introduz algumas ações específicas no processo de execução, inexistentes no processo anterior, apesar da Instrução Normativa ter sido publicada no Diário Oficial do Estado desde o dia 21/12/2012, diversas unidades ainda possuem pendências nestas questões. Estas ações específicas são importantes para melhorar os controles.

Os números crescentes do Fiplan demonstram que as unidades do Estado estão se familiarizando com a nova ferramenta e que em pouco tempo haverá utilização e conhecimento plenos. Esta afirmação é da Superintendência de Administração Financeira (SAF) da Secretaria da Fazenda da Bahia.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp